Liga Europa Antevisão: Sturm Graz-Sporting, leão quer dar pontapé na maldição
O treinador do Sporting, Rúben Amorim, na conferência de imprensa, na Áustria

Liga Europa Antevisão: Sturm Graz-Sporting, leão quer dar pontapé na maldição

NACIONAL21.09.202309:21

Nunca os leões ganharam na Áustria: seis jogos, quatro derrotas e dois empates; 4-16 em golos

Graz fica a 200 quilómetros de Viena, capital da Áustria, país onde, por incrível que possa parecer, os leões nunca ganharam. É para colocar ponto final nesse jejum, muitas vezes com ares de maldição, que o Sporting entra em campo esta quinta-feira.

Foram já seis as vezes que os leões jogaram em território austríaco: dois empates, quatro derrotas, 4-16 em golos. Defrontaram duas vezes o LASK Linz, outras duas o Rapid Viena, uma o Casino Salzburgo e outra o Swarovski Tirol. Fernando Vaz, Keith Burkinshaw, Bobby Robson, Carlos Queiroz, José Peseiro e Silas eram os treinadores nestas seis deslocações à Áustria. Gonçalves e Lourenço em 1969, Sealy e Paulinho Cascavel em 1987 marcaram os únicos quatro golos sportinguistas. O último golo leonino em solo austríaco data de 30 de setembro de 1987, quando Paulinho Cascavel fez o 2-2 na derrota por 2-4 em casa do Swarovski. Ou seja, há quase 36 anos que nenhum leão festeja golos na Áustria.

Áustria, a maldição do leão

20 setembro 2023, 23:55

Áustria, a maldição do leão

Sporting tenta quebrar jejum de vitórias em território austríaco. Seis jogos, dois empates, quatro derrotas e muitas… hecatombes. Será desta que Rúben Amorim quebra o enguiço?

Desta vez o jogo é para a Liga Europa, 1.ª jornada do grupo D, no qual também jogam Atalanta (Itália) e Raków (Polónia). Viajaram 23 jogadores numa comitiva leonina liderada pelo presidente Frederico Varandas, que seguiu a partir do Aeroporto de Beja, onde foi recebida por centenas de adeptos. E quase um milhar estarão nas bancadas do Estádio Merkur Arena, a partir das 20 horas, a apoiar a equipa.

Estádio Merkur Arena em Graz prepara-se para receber o Sporting

23 convovados; Amorim vai fazer «rotação normal»

Só três jogadores não foram convocados: João Muniz e Afonso Moreira, por opção, e St. Juste, lesionado. Mas o treinador Rúben Amorim deve fazer alguma rotação na equipa.

«O que vamos fazer é rotação normal, é um jogo diferente e vamos fazer rotação de acordo com as características do jogo. Não vai ser risco algum. Posso dizer que o Daniel Bragança vai ser titular porque precisamos ter bola e para isso não há ninguém melhor do que ele. Está pronto para jogar. Toda a gente tem muita fome de jogar, a rotação não é para descansar ninguém, porque estamos no início», explicou Rúben Amorim, que revelou ainda a titularidade de Coates na defesa e de Adán na baliza, depois de o último treino ter sido em Alcochete, quarta-feira de manhã, e não na Áustria, uma vez que os verdes e brancos dispensaram a adaptação a relvado e luz do estádio do Sturm Graz.

Quatro alterações em perspetiva no onze leonino

O treinador, disse-o na conferência de imprensa, em caso de dúvida, dá preferência ao campeonato. E esta quinta-feira na Liga Europa vai fazer alterações na equipa. Não na baliza, onde revelou que Adán será o titular; provavelmente também não no trio de defesas, onde a titularidade de Coates também é certa (palavra de Amorim na conferência de imprensa) e onde devem continuar Diomande, mais à direita, e Gonçalo Inácio, na esquerda.

Já nas alas, sim, deve haver essas alterações. Fresneda espreita o lugar de Esgaio à direita, ainda que o treinador não se tenha comprometido: «Fresneda é mais uma opção, não posso dizer mais nada.» Já Matheus Reis deve render Nuno Santos, que deve descansar, no lado esquerdo. Ao centro no meio-campo é certa a titularidade de Daniel Bragança (também palavra de Amorim) e quem deve manter-se no setor é o dinamarquês Hjulmand, na posição seis, o que significa que Hidemasa Morita deve começar no banco. 

Na frente a outra mudança, com o provável regresso de Paulinho, na vez de Edwards, para se juntar a Gyokeres no ataque, ambos com o apoio de Pedro Gonçalves.

Equipa provável do Sporting:

Adán; Diomande, Coates e Gonçalo Inácio; Fresneda, Hjulmand, Daniel Bragança e Matheus Reis; Pedro Gonçalves; Paulinho e Gyokeres

Os verdes e brancos têm esta temporada cinco jogos, todos no campeonato, quatro vitórias, um empate (1-1 no terreno do SC Braga). Segue-se a Liga Europa.

Serrano engoliu abelha e não vai a jogo

Do lado austríaco o azar bateu à porta de Javier Serrano, médio espanhol de 20 anos cedido pelo Atlético de Madrid. No treino desta quarta-feira engoliu uma abelha e teve de ir ao hospital, onde foi tratado com cortisona. Mesmo sem ser alérgico a picadas de abelha não estará em condições para jogar e é carta fora do baralho do treinador. 

«Sporting tem grande qualidade», diz treinador austríaco

Christian Ilzer atraibuiu o favoritismo aos leões e falou sobre o homólogo leonino. «Rúben Amorim é uma estrela e Gyokeres um avançado puro-sangue, rápido, que segura muito bem a bola», elogiou o técnico austríaco.

«O Sporting é um adversário de grande qualidade. Amanhã [esta quinta-feira] talvez pensem que esteja a tocar o hino errado, que deveria ser o da Champions», disse Ilzer.

O Sporting é um adversário de grande qualidade. Amanhã [esta quinta-feira] talvez pensem que esteja a tocar o hino errado, que deveria ser o da Champions

A bola começa a rolar às 20 horas, é a estreia dos leões esta época na Liga Europa.