Liga dos Campeões: Man. City quer chegar aos oitavos na receção aos Young Boys
Man. City e Young Boys disputam esta terça-feira às 20.00 horas a 4.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. Os citizens são obviamente favoritos frente a uma equipa dominadora no seu país, mas com muitas dificuldades na Europa – e que conta com a ajuda de um jogador português.
O City, vindo de uma vitória enfática sobre o Bournemouth (6-1) para a Premier Legaue, chega a este jogo tendo vencido os seus últimos 22 jogos em casa – um recorde para um clube da Premier League.
Finishing levels 💯 pic.twitter.com/LCmvsN76Fj
— Manchester City (@ManCity) November 5, 2023
Na Liga dos Campeões, a equipa de Pep Guardiola curiosamente venceu todos os seus jogos até ao momento por 3-1, mas nunca o fez de forma tranquila.
Na primeira jornada frente ao Estrela Vermelha até começou a perder e tanto contra o RB Leipzig como o Young Boys, marcou primeiro, deixou-se empatar e só confirmou a vitória nos minutos finais.
Caso o treinador espanhol queira rodar o plantel, o City tem muitos jogadores de qualidade à sua disposição e será uma surpresa se não vencer.
Sunday sessions! 🫡 pic.twitter.com/Pr6dZxUsCq
— Manchester City (@ManCity) November 5, 2023
Do outro lado está o Young Boys, que recentemente se afirmou como a força mais dominante do futebol helvético. É o atual campeão, ganhou 5 dos últimos 6 campeonatos e esta época está isolado no 1.º lugar, com 7 vitórias e apenas 1 derrota em 12 jornadas.
No último jogo, venceu por confortáveis 1-4 na deslocação ao terreno do Winterthur.
No entanto, o cenário na Liga dos Campeões é mais complicado: apenas 1 ponto conquistado nas primeiras três jornadas, no empate com o Estrela Vermelha (2-2).
Com Joel Monteiro nas fileiras – avançado português de 24 anos que nasceu na Suíça e já marcou 4 golos esta época –, o Young Boys está habituado a dominar no campeonato nacional, mas apresenta dificuldades na transição para as competições europeias.
🏴 Off to Manchester 🛫#bscyb #ybforever #mciyb #ucl pic.twitter.com/yeaSsa7Zg2
— BSC YOUNG BOYS (@BSC_YB) November 6, 2023
Historicamente, os suíços nunca passaram da fase de grupos da Liga dos Campeões, formato que foi implementado na época 1992/93, mas chegaram à meia-final da competição em 1958/59, onde foram eliminados pelo Stade de Reims.
Man. City
Sistema: 3x2x4x1
Onze provável: Ederson; Kyle Walker, Rúben Dias, Nathan Aké; John Stones, Rodri; Jack Grealish, Foden, Bernardo Silva, Doku; Julián Álvarez
Treinador: Pep Guardiola
Lesionados: Kevin de Bruyne
Figura: Rodri. Erling Haaland magoou-se no tornozelo frente ao Bourmeotuh e está em dúvida para este duelo. Deste modo, Rodri é um jogador de exprema importância para o Man. City. A equipa ressente-se sempre que o espanhol não joga, como ocorreu nas derrotas com Newcastle (1-0), Woverhampton (2-1) e Arsenal (1-0), uma vez que o jogador mantém a equipa ligada entre si e é muito competente na distribuição de jogo.
O que diz o treinador, Pep Guardiola: «Tenho muito respeito pelo adversário. Tenho quase a certeza de que o meu colega [Raphael Wicky] viu o nosso último jogo. Eles ajustarão a equipa tal como nós temos de ajustar a nossa. Normalmente em casa comportamo-nos bem e quando temos a chance de nos qualificarmos, temos que aproveitá-la.»
Young Boys
Sistema: 4x3x3
Onze provável: Anthony Racioppi; Said Janko, Mohamed Camara, Loris Benito, Ulisses Garcia; Filip Ugrinic, Sandro Lauper, Cheik Niasse; Joel Monteiro, Meschack Elia, Jean-Pierre Nsamé
Treinador: Raphael Wicky
Lesionados: Kastriot Imeri, Lukasz Lakomy
Figura: Jean-Pierre Nsamé. O camaronês de 30 anos é o melhor marcador da equipa na época, com 8 golos em 17 jogos, mas ainda só fez 22 minutos na Liga dos Campeões. Tem sido titular no campeonato e poder ser uma importante arma para tentar surpreendeu o campeão europeu.