Liga 3: Alverca muito perto da Liga 2 e Felgueiras reentra na luta
Alverca aproxima-se da Liga 2 (Foto: FPF)

Liga 3: Alverca muito perto da Liga 2 e Felgueiras reentra na luta

NACIONAL28.04.202421:04

Ribatejanos estão próximos de regressarem aos escalões profissionais. Luta pelo ‘play-off’ envolve três equipas separadas por dois pontos

Jogou-se este domingo a 11.ª jornada da fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, com destaque para as vitórias de Alverca e de Felgueiras, que tiveram implicações diretas na batalha pela subida à Liga 2.

O Alverca venceu na receção ao Varzim por 1-0 graças ao homem-golo da equipa João Costa (41’), que marcou o seu 21.º golo da temporada.

Os poveiros venderam bem cara a derrota e ameaçaram a igualdade no 2.º tempo, mas o resultado final deitou por terra praticamente todas as hipóteses da equipa de regressar à Liga 2 – está a 9 pontos do 3.º classificado a três jornadas do fim.

Já o Alverca tem sete pontos de vantagem para o mesmo 3.º classificado e, por isso, está muito perto de retornar à 2.ª divisão nacional, onde não joga desde 2005.

Num duelo direto na luta pela subida de divisão, o Felgueiras conquistou uma vitória fulcral na receção ao Lusitânia de Lourosa, vencendo de forma clara por 2-0 com golos de Miguel Pereira (51’) e de Feliz Vaz (69’).

As duas equipas têm assim 17 pontos e estão empatadas no 3.º lugar, que dá acesso a um play-off com o 16.º classificado da Liga 2. Este resultado estende também a crise de resultados do Lusitânia – apenas conquistou um ponto nas últimas cinco jornadas.

O SC Braga B empatou na receção à Académica. Apesar de ficarem com menos um jogador em campo aos 73’ (expulsão de Hugo Seco), os estudantes até marcaram primeiro num penálti aos 90+3’. Mas os bracarenses ainda empatariam o jogo aos 90+8’ por Yan Said, na recarga a um penálti que o próprio falhara.

A Académica chega assim aos 15 pontos, menos dois pontos do que Felgueiras e Lusitânia de Lourosa. O SC Braga B está à frente, com 21 pontos.

Num jogo já com poucas implicações para a subida de divisão, o Covilhã venceu no terreno do Atlético por 2-1, com uma reviravolta tardia – golos de Pedro Casagrande (81’) e de Elijah Benedict (90’). Hugo Ventosa marcara primeiro (61’) para os alcantarenses, que já não têm qualquer hipótese de promoção.

O Covilhã chegou aos 9 pontos na tabela e só um milagre fará a equipa subir de divisão.