Leicester evita perda de pontos apesar de quebrar regras financeiras
Leicester (IMAGO)

Leicester evita perda de pontos apesar de quebrar regras financeiras

INTERNACIONAL12.04.202419:13

Equipa foi acusada pela Premier League, mas como desceu de divisão na época passada, não pode ser já sancionada.

A English Football League (que rege os campeonatos ingleses do 2.º ao 4.º escalão - EFL) confirmou esta sexta-feira que o Leicester não vai perder pontos esta temporada, enquanto os foxes estão numa luta acesa no Championship pela subida de divisão à Premier League.

Em comunicado, a EFL explicou: «Após obter aconselhamento jurídico, a EFL confirmou que, embora queira respeitar qualquer decisão de uma comissão disciplinar da Premier League (e vice-versa) no sentido de deduzir pontos na EFL, esta não tem esse poder ao abrigo dos regulamentos.»

Quando o clube, onde jogam Ricardo Pereira e Fatawu, foi acusado de quebrar as regras de sustentabilidade financeira da Premier League – onde esteve desde 2014 até 2023 –, a EFL queria aplicar uma dedução de pontos ainda no decorrer da presente época.

Em resposta, o Leicester anunciou que iria processar a Premier League e a EFL. Já em reação às notícias desta sexta-feira, o clube voltou a criticar a intenção inicial da EFL de «querer atuar à margem das suas regras» e elogiou a decisão tomada.

As regras da Premier League ditam que qualquer emblema na competição pode, no máximo, registar perdas de 134 milhões de euros ao longo de três anos. Ora entre 2020 e 2023, o Leicester teve perdas na ordem dos 251 milhões de euros, segundo a BBC.

Esta regulação já causou, nesta temporada, a perda de oito pontos ao Everton (em dois processos diferentes) e de quatro ao Nottingham Forest.

O Leicester lidera de momento o Championship com 88 pontos, os mesmos que o Ipswich e apenas mais um do que o Leeds, apesar de ter menos um jogo do que ambos os adversários diretos. Os dois primeiros lugares dão acesso direto à Premier League.