Leandro Barreiro já é do Benfica
Leandro Barreiro, sob o olhar de Julian Weigl, no jogo entre Mainz e Monchengladbach. Foto: Imago

Leandro Barreiro já é do Benfica

NACIONAL02.03.202417:58

Médio fez exames médicos na Alemanha e assinou contrato até 2029; internacional luxemburguês acaba contrato com o Mainz no fim da época; águias antecipam-se a clubes alemães de primeira linha também interessados

Leandro  Barreiro é o primeiro reforço do Benfica da época 2024/2025. O médio de 24 anos, com 52 presenças e dois golos na seleção do Luxemburgo, acaba contrato com o Mainz no fim desta temporada, tinha um pré-acordo com os encarnados desde o início de janeiro, fez exames médicos e testes físicos na Alemanha e assinou, entretanto, contrato de cinco épocas.

O processo de contratação de Leandro Barreiro, que começou com a identificação do alvo, prolongou-se por vários meses e conheceu desenvolvimentos significativos no final de 2023. O Mainz, nessa altura, ainda apresentou ao médio a última proposta de renovação, mas a decisão já estava tomada.

Martin Schmidt, diretor desportivo do clube alemão, chegou a dizer que tinha feito «tudo o que é humanamente possível» para manter Leandro Barreiro, que tinha «meia Europa a vê-lo nas bancadas». Mas acabou por perdê-lo para o Benfica.

Leandro Barreiro formou-se no RFCU Luxemburgo, Erpeldingen e FC 72 Erpelange e mudou-se, com 16 anos, para o Mainz, pelo qual soma 142 jogos, nove golos e dez assistências.

Carlos Fangueiro, atual treinador do Leixões, com larga experiência no futebol luxemburguês, assinalou, em entrevista ao jornal Le Quotidien, em janeiro, que Leandro Barreiro «é um médio com cultura tática incrível e um monstro físico, em termos de intensidade».

«Com a quantidade de jogos que o Benfica faz todos os anos, ele vai jogar muito mais do que se pensa e vai tornar-se o ponto de equilíbrio entre o ataque e a defesa desta equipa. É muito bom no contra-ataque e Roger Schmidt adora isso. Há jogos em que não o veremos tanto, em que terá um verdadeiro trabalho na sombra, outros em que desempenhará o seu papel de box to box. O seu perfil vai adequar-se bem à Liga e à sua enorme intensidade, embora tenha de adaptar o seu jogo. Nos talk shows, há quem esteja cético [sobre a contratação], mas um jogador com este perfil vai permitir fechar os espaços e isso é fundamental para um clube como o Benfica, para dar descanso aos jogadores mais técnicos, aos jogadores de ataque», acrescentou Fangueiro.

Leandro Barreiro esteve ontem em ação pelo Mainz, no empate em casa com o Monchengladbach (1-1), da 24.ª jornada da Bundesliga — tocou 41 vezes na bola, acertou 18 dos 23 passes (78 por cento), rematou três vezes (um disparo ao lado e dois bloqueados pelo adversário), ganhou sete dos 12 duelos, perdeu oito vezes a bola, cometeu três e sofreu cinco faltas.

O valor de mercado, segundo o site Transfermarkt, é de €14 milhões.