José Peseiro: «É um encontro sem favorito claro»
José Peseiro (IMAGO/Shengolpixs)

José Peseiro: «É um encontro sem favorito claro»

INTERNACIONAL10.02.202415:45

O técnico da Nigéria faz a antevisão da final, este domingo frente à Costa do Marfim, e a análise ao CAN

«Jogar uma final é sempre importante. Este é o meu primeiro CAN. Alguns diziam que foi especial e eu concordo. As emoções em África são muito especiais. Tudo isso, na minha opinião, é uma ótima maneira de aprender e eu faria tudo para vencer com a seleção nigeriana amanhã», disse Peseiro, este sábado, antes de fazer o balanço do plantel e do percurso.

 «Aprendi muito aqui. Há alegria quando ganhamos, mas é difícil quando perdemos, por isso, é muito importante encontrar o equilíbrio. Temos um grande plantel, cheio de jogadores que realmente querem vencer pela Nigéria. Alguns chegaram há pouco tempo, mas já disputaram outras competições. O futebol traz muita emoção, mais do que qualquer desporto, e isso é importante para a Nigéria.

Do outro lado da contenda, estará a Costa do Marfim, anfitriã do torneio e que, como tal, jogará «em casa». O técnico português definiu o adversário como «uma equipa formidável», porém, não se sente intimidado. «Estamos ansiosos por jogar num estádio cheio. Vamos lutar com espírito de sacrifício. É um encontro com 50-50 de probabilidades, sem favorito claro.» Houve também espaço para elogios a Emerson Faé, técnico costa-marfinense, que assumiu o comando a meio da prova. «Ele é um grande treinador, que conseguiu conduzir a sua equipa até à final desde que começou a liderar.»

O objetivo, conclui Peseiro, é aproveitar. «Não é fácil vencer o Campeonato Africano das Nações e quando se chega a essa posição é preciso lutar para ganhar. Será um jogo difícil, mas os jogadores devem aproveitar ao máximo esta ocasião, porque ninguém sabe quando surgirá a próxima oportunidade.»

Sobre a disponibilidade dos seus jogadores, José Peseiro falou do portista Zaidu. «Ele fez treino condicionado [na sexta-feira]. Hoje [sábado] vamos treinar pela última vez e vamos ver como ele está.»