José Morais com o melhor arranque de época do milénio no Irão

José Morais com o melhor arranque de época do milénio no Irão

INTERNACIONAL14.09.202323:35

Treinador português, de 58 anos, soma por vitórias os quatro jogos no comando do Sepahan

José Morais é por estes dias a grande figura do futebol no Irão. A cumprir a segunda temporada no comando do Sepahan, o treinador português só tem motivos para sorrir, pois este arranque 100% vitorioso já tem assegurado um lugar nos livros de recordes do clube nos tempos modernos. 

Os quatro triunfos nas primeiras quatro jornadas da Persian Gulf Pro League valem nesta altura a liderança isolada e retratam o melhor início de campeonato do emblema de Isfahan neste... milénio. Nunca nos últimos 24 anos alguém alcançou tamanha proeza com estas cores. Mais: neste período, o registo que mais se aproxima é o de três vitórias e um empate e só em cinco ocasiões se verificou – 2002/03, 2005/06, 2006/07, 2007/08 e 2015/16. 

Um feito só por si notável e com mais brilho se juntarmos o facto do conjunto orientado por José Morais apresentar ainda o ataque mais concretizador da prova, com nove golos marcados, e de ter encaixado apenas dois. Se em termos coletivos a estratégia tem resultado na plenitude, individualmente a tendência é a mesma. Reza Asadi, médio do Sepahan, é também o rei dos marcadores da liga iraniana, com quatro remates certeiros. 

Rendida ao trabalho do treinador de 58 anos, a massa adepta do clube não esconde o entusiasmo e a confiança com que encara o futuro. O teste que se segue marcará a estreia na edição 2023/24 da fase de grupos da Liga dos Campeões Asiáticos, frente aos iraquianos do Al Quwa Al-Jawiya, na próxima segunda-feira. De referir que o grupo C é ainda composto pelo Olmaliq FK, do Usbequistão, e o Al Ittihad Jeddah, da Arábia Saudita, liderado por Nuno Espírito Santo e onde alinham o português Jota e um velho conhecido de José Morais: Karim Benzema – avançado francês que trabalhou com o técnico entre 2010 e 2013, no Real Madrid.

Tags: