Jorge Simão deu a volta ao Académico de Viseu
Técnico completa esta terça-feira quatro meses à frente do comando técnico dos viseenses. (Foto: Académico de Viseu)

Jorge Simão deu a volta ao Académico de Viseu

NACIONAL26.02.202417:50

Técnico assumiu o comando técnico no final de outubro, numa altura em que o clube lutava para não descer; em apenas quatro meses colocou os viseenses na primeira metade da tabela e a... olhar para cima; pontuou em 13 dos 15 jogos que realizou e está numa série de 11 partidas sem conhecer o sabor da derrota

Aquilo que na gíria futebolística se convencionou chamar de chicotada psicológica funcionou na perfeição esta época em Viseu. Já depois de ter começado a temporada com Vítor Martins ao leme, o Académico decidiu, no final do mês de outubro, trocar de treinador, tendo a escolha recaído em Jorge Simão. E o melhor que se pode dizer é que os dirigentes do emblema viseense acertaram na opção.

São os números que comprovam esta tese. Desde que chegou ao clube, Jorge Simão operou uma reviravolta sensacional e o Académico passou do 8 ao 80. Entenda-se, exibições e resultados. E, por inerência, posição na tabela classificativa.

Jorge Simão foi oficializado no cargo a 27 de outubro de 2023, ou seja, há quatro meses. Nessa altura, a formação beirã encontrava-se na zona baixa da Liga 2, com apenas sete pontos somados em sete jogos, e com os lugares de despromoção à distância de apenas dois pontos. Ainda que numa fase muito embrionária da época, a verdade é que o cenário começava a ficar preocupante. As exibições também não eram as melhores (muito longe disso...) e a Direção do Académico optou pela mudança.

Jorge Simão oficializado em Viseu

27 outubro 2023, 13:45

Jorge Simão oficializado em Viseu

Treinador assinou contrato até final da presente temporada; «Este é um projeto único, com identidade e potencial muito especiais», salientou o técnico no momento da apresentação

Na estreia no comando técnico dos viseenses, apenas dois dias depois de ser apresentado, Jorge Simão logrou um empate (1-1) diante do Nacional, um dos crónicos candidatos à subida. Os primeiros sinais foram, desde logo, bastante interessantes.

Seguiram-se três jogos em que a equipa ainda estava a interiorizar os novos métodos do treinador, sendo que, nesse período, o Académico perdeu na deslocação ao reduto do Paços de Ferreira (0-1), venceu o Benfica B (1-0) e voltou a ser derrotado, desta feita diante do FC Porto B (0-3).

No entanto, depois disso, foi sempre a somar. A partir de 1 de dezembro, que ficou marcado pelo triunfo sobre o Belenenses (3-1), e até à data, não mais o Académico sofreu qualquer dissabor. Desde essa altura, e até ao momento, há a registar seis vitórias e cinco empates. São, ao todo, 11 jogos consecutivos sem perder. Sendo que, neste período, há também a sublinhar os cinco encontros em que a equipa não consentiu qualquer golo aos adversários, algo que, ao dia de hoje, realizadas 22 jornadas, oferece aos viseenses o desígnio de segunda melhor defesa da Liga 2: 21 golos sofridos. Melhor só mesmo o Santa Clara (13), o atual líder da prova.

Contas feitas, Jorge Simão orientou o clube em 15 jogos, tendo, para já, um registo de sete vitórias, seis empates e apenas duas derrotas - 19 golos marcados e 12 sofridos. Antes da sua chegada a Viseu, o Académico tinha sete partidas realizadas, uma vitória, quatro empates e duas derrotas - oito golos marcados e nove sofridos. As estatísticas indicam, pois, que com Jorge Simão ao leme o conjunto beirão alcançou 60% por cento dos pontos possíveis.

Mas há uma outra perspetiva ainda mais otimista para essa mesma realidade: a chegada os lugares de subida ou, pelo menos, ao lugar que dá acesso ao play-off. Se o topo da classificação é já uma utopia - o Santa Clara soma 52 pontos - o segundo posto, apesar de algo distante, pode não ser assim tão difícil de alcançar - é, neste momento, pertença do AVS, que tem 46 pontos. E a isto há ainda a juntar o terceiro lugar - que é ocupado pelo Nacional (43 pontos) - e que, como se sabe, dá direito à participação no play-off de subida, diante do 16.º classificado da Liga.

Contas que ainda poderão ser mais animadoras esta terça-feira, data da partida da 23.ª jornada. O Académico desloca-se ao reduto do... AVS, sendo que em caso de triunfo chegará aos 37 pontos e subirá ao 6.º lugar da tabela. Ficando a nove pontos do seu adversário desta ronda e a seis no Nacional. Tudo isto a 11 jornadas do fim. E sabendo-se como a Liga 2 é extraordinariamente competitiva e imprevisível...