No rescaldo da goleada aplicada ao Mónaco (4-0), o treinador dos juniores do Sporting relembrou relembrou que os leões são os únicos representantes portugueses ainda em prova; Manuel Mendonça pediu cautela
No final da goleada ao Mónaco (4-0), João Pereira não escondeu a felicidade, mas também a surpresa perante o volume do marcador: «Se me dissesse que iria ficar 4-0 eu teria algumas dúvidas porque o Mónaco é uma equipa muito forte e têm alguns jogadores que integram a equipa principal. Tivemos tempo para preparar o jogo e o mais importante foi os jogadores perceberem o que é que nós queriamos.»
«Eu tenho passado que a coesão defensiva é muito importante, porque com a qualidade ofensiva dos jogadores que temos, estamos mais perto de ganhar. Fizemos um grande jogo, mas foi apenas a passagem de uma eliminiatória», apontou o treinador dos juniores leoninos que apenas sofreram três golos em sete jogos disputados nesta edição da Youth League.
Questionado sobre a qualidade individual dos seus pupilos, João Pereira foi perentório: «Estão a aproveitar a oportunidade que esta montra, que é a maior da idade deles, lhes dá. Muitos deles almejam chegar à equipa principal para jogar a Liga dos Campeões. Eles têm de continuar com esta atitude, com este querer, com esta crença, com esta agressividade a defender, a compreender o jogo e aproveitar os momentos que os adversários nos dá para contra-atacar e fazer o nosso jogo ofensivo.»
O treinador de 40 anos olha para o caminho até à final four com cautela e relembra o que já foi alcançado pela equipa: «Estamos nas melhores 16 da Europa. Aumenta a nossa responsabilidade porque somos a única equipa que ainda está a representar Portugal, mas é uma alegria conseguirmos chegar até aqui. Até chegar a Nyon ainda falta muito, vamos ter de trabalhar, os adversários não nos vamos facilitar a vida e temos que ir passo a passo.»
João Pereira aproveitou para agradecer aos adeptos que se deslocaram a Alcochete: «É sempre bom ver ao dia de semana, à hora de almoço que se deslocaram para ver estes jovens porque eles são o futuro do clube. Felizmente conseguimos retribuir com uma vitória.»
Afonso Moreira e Flávio Gonçalves brilharam a grande altura na vitória verde e branca no primeiro jogo a fase a eliminar da competição europeia de juniores
Manuel Mendonça com os pés bem assentes na terra
O capitão dos sub-19 leoninos, Manuel Mendonça, também reagiu à goleada ao Mónaco, com bastante cautela: «Nós queremos sofrer o minímo de golos possiveis e marcar o máximo. Encaramos este jogo com uma grande atitude, fisíca e mentalmente estavamos muito fortes e muito focados no que temos de fazer. Saímos daqui com a vitória, passámos à próxima fase e era isso que queríamos.»
Manuel Mendonça coroou uma excelente exibição com um golo de belo efeito, mas o momento individual não se sobrepõe aos os objetivos coletivos: « Não há tempo a perder, todas as oportunidades contam, tenho sido feliz mas é continuar. O mais importante é a vitória da equipa, estas últimas duas foram muito importantes para nós, mas temos de continuar assim.»
Questionado pelo potencial do Sporting de chegar à final four em Nyon, o médio de 19 anos não perde o foco: «Isso é um sonho, mas vamos ter os pés bem assentes na terra. Ganhar o próximo jogo vai ser o nosso objetivo.»