João Mário salva dragão 'curtinho'

João Mário salva dragão 'curtinho'

NACIONAL29.12.202322:44

FC Porto venceu mas voltou a não convencer; Lateral João Mário foi à frente desatar o nulo frente ao Chaves

O FC Porto terminou 2023 com vitória magra, por 1-0, mas justa, frente ao Chaves, lanterna-vermelha da Liga. Sérgio Conceição testou uma nova fórmula no ataque e fez Toni Martínez regressar à titularidade quatro meses depois da última aparição no onze do espanhol, mas nem por isso o ataque azul e branco voltou a carburar. Mehdi Taremi, de partida para a Taça da Ásia, continua a ser uma sombra do passado recente e a primeira parte foi um verdadeiro oásis de oportunidades, exceção a lance de Pepê, em cima do intervalo, em que João Correia tirou a bola em cima da linha de golo.

Na segunda parte, o FC Porto meteu uma mudança acima e foi conseguindo empurrar os flavienses para trás, até que, aos 58’, Pepê, encontrou João Mário no lado direito, o lateral fletiu para dentro para, de pé esquerdo, mostrar aos avançados como se faz, assinando o único golo da partida. Até final, a melhor oportunidade foi mesmo do Chaves, aos 81’, quando Benny acertou o cabeceamento com estrondo no travessão, depois de cruzamento da direita de Rúben Ribeiro. E o Dragão gelou!

O FC Porto voltou a não encantar, tendência que se tem verificado desde o início da temporada, e terá duro teste a abrir 2024, com o dérbi da Invicta, no Bessa, frente ao Boavista. Nesse jogo os dragões não terão Alan Varela, que viu o quinto amarelo no campeonato. De resto, Sérgio Conceição começou a desenhar a equipa para a ausência de Taremi – tirou o iraniano à hora de jogo – em janeiro, juntando Pepê a Evanilson na dupla da frente.

FIM DO JOGO: FC PORTO 1-0 CHAVES

Triunfo 'à justa' do FC Porto, que viu Diogo Costa ser o salvador perto do fim. Golo de João Mário, à passagem de hora de jogo, resolveu mas exibição azul e branca voltou a ficar longe de encantar...

90+6' - Chaves fica a pedir penálti por suposta mão na bola de Zé Pedro no último lance do jogo! Gustavo Correia e o VAR, Hélder Malheiro, mandam seguir.

90+2' - Jô Batista à beira do empate! Que voo de Diogo Costa para uma belíssima defesa.

Seis minutos de tempo de compensação.

89' - Que 'bilhete' de João Mendes do meio da rua! Voa Rodrigo Moura para uma boa defesa.

87' - Sai João Mário, entra Grujic. Pepê recua para lateral.

85' - Amarelo para Paulo Victor, travou Galeno quando o extremo embalava para a baliza contrária.

81' - Baliza do FC Porto a tremer! Cruzamento largo de Rúben Ribeiro e Benny, ao segundo poste, completamente solto de marcação, cabeceia com estrondo ao poste!

80' - Wendell sai e entra o jovem João Mendes.

70' - Moreno volta a mexer: Morim e Sanca saem e são rendidos por Cafu Phete e Paulo Victor.

68' - 2-0 à vista! Grande defesa de Rodrigo Moura ao remate de André Franco. Na recarga, Francisco Conceição atira em arco, a meia altura, ligeiramente ao lado.

Também mexe o Chaves: Héctor e Kelechi dão os lugares a Benny e Jô.

61' - No FC Porto saem Taremi, Alan Varela e Toni Martínez e entram Galeno, Evanilson e Francisco Conceição.

58' - GOLO DO FC PORTO (1-0)! Bela jogada ofensiva dos dragões, com Pepê a servir o lateral e este, de pé esquerdo, a cortar para dentro e rematar ao poste mais distante. Muito boa a execução do internacional português.

Galeno, Francisco Conceição e Evanilson vão a jogo. Sérgio Conceição quer agitar o ataque...

51' - Agora é Alan Varela a ver o cartão. No caso, o quinto do campeonato, pelo que o argentino vai falhar o jogo com o Boavista, a 5 de janeiro, no Bessa.

50' - Cartão amarelo para Bruno Rodrigues por travar Pepê com uma entrada dura.

46' - Joga-se a segunda parte no Dragão. Não há mexidas.

INTERVALO: FC PORTO 0-0 CHAVES

Primeira parte 'cinzenta' do FC Porto, que só nos instantes finais conseguiu apertar o Chaves. Pepê ficou à beira do golo, valeu João Correia a salvar os flavienses. Não será de estranhar se nomes como Galeno ou Evanilson entrarem no arranque do segundo tempo...

45' - QUE CORTE DE JOÃO CORREIA! O lateral do Chaves tira a bola em cima da linha quando Pepê já se preparava para festejar o 1-0, depois de remate cruzado após passe de João Mário.

41' - Cartão amarelo para Toni Martínez por simular penálti. O corte de Sandro Cruz é limpo.

40' - Agora é o Chaves a aproximar-se! Desvio por cima de Héctor após investida de Kelechi na esquerda.

31' - Primeiro momento de perigo! Eustáquio remata à meia volta, mas a bola bate em Sandro Cruz e dá canto aos dragões.

28' - Momento 'quentinho' no Dragão, depois de um desentendimento entre Rúben Ribeiro e André Franco. Luís Gonçalves, dirigente do FC Porto, foi amarelado pelo árbitro.

25' - Cartão amarelo para Rúben Ribeiro.

A homenagem dos adeptos a Pinto da Costa, presidente do FC Porto que ontem celebrou o 86.º aniversário:

9' - FC Porto com mais bola neste arranque de jogo, mas ainda sem aproximações perigosas à baliza do Chaves.

1' - COMEÇA O JOGO

Destaque para a titularidade de Toni Martínez, que desde 3 de setembro, frente ao Arouca, não entrava de início nos azuis e brancos. O espanhol fará companhia no ataque a Mehdi Taremi, iraniano que fará o último jogo antes de se juntar à seleção do Irão para a Taça da Ásia.

Eis os onzes iniciais:

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Fábio Cardoso e Wendell; Pepê, Alan Varela, Eustáquio e André Franco; Taremi e Toni Martínez

Suplentes: Cláudio Ramos, Grujic, Francisco Conceição, Galeno, Iván Jaime, Namaso, Romário Baró, Evanilson e João Mendes

Chaves: Rodrigo; João Correia, Bruno Rodrigues, Bruno Langa e Sandro Cruz; Morim e Kelechi; Sanca, Guima e Rúben Ribeiro; Héctor 

Suplentes: Hugo Souza, Cafu Phete, Benny, João Pedro, Paulo Victor, Steven Vitória, Rúben Lameiras, Carraça e Jô

Boa noite. A partir das 20h45, o FC Porto recebe a visita do Chaves, no Dragão, para o último jogo das duas equipas em 2023.

FC Porto-Chaves: muito cuidado com o último

29 dezembro 2023, 08:30

FC Porto-Chaves: muito cuidado com o último

Azuis e brancos amplamente favoritos frente a flavienses em crise e que nunca venceram no Dragão; mas ninguém esquece a proeza do Estoril na Invicta, na 10.ª jornada, quando era lanterna-vermelha