Emblemas do Brasil e da Argentina somaram três vitórias e três empates na primeira jornada do Mundial de Clubes. Veja os resumos destes encontros
A primeira jornada do Mundial de Clubes ainda não terminou mas os seis clubes da América do Sul já entraram em campo. Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras, do Brasil, e River Plate e Boca Juniors, da Argentina, levam um registo inegavelmente positivo nesta primeira jornada: seis jogos, três vitórias, três empates e... zero derrotas.
Duas destas equipas jogaram inclusivamente contra os dois representantes portugueses em prova. O Palmeiras, de Abel Ferreira, enfrentou o FC Porto, numa partida que terminou com 0-0 no marcador, apesar da ligeira vantagem do verdão no relvado do MetLife Stadium.
Os dois favoritos do grupo A anulam-se na ronda inaugural. Azuis e brancos desinspirados bem podem agradecer a Cláudio Ramos (e ao poste) o empate sem golos. Reta final carregada de sofrimento...
Precisamente no mesmo estádio, o Fluminense enfrentou o Borussia Dortmund. Numa partida que se esperava desequilibrada, foi isso mesmo que aconteceu... mas ao contrário. O tricolor do Rio de Janeiro, teoricamente não favorito, superiorizou-se — e de que maneira — ao conjunto alemão. No entanto, alguma falta de eficácia, aliada a uma enorme exibição de Gregor Kobel, guarda-redes do Dortmund, fez com que o resultado acabasse com o mesmo resultado que o Palmeiras-FC Porto: 0-0.
Grande exibição do guarda-redes suíço contrastou com o resto da equipa alemã, que foi dominada pelo conjunto brasileiro
Já o Benfica entrou em campo frente ao Boca Juniors e empatou a dois golos, mesmo depois de estar a perder por 0-2 e, no momento em que chegou ao empate, estava em inferioridade numérica. Apesar de ter sido superior, os dois golos sofridos em seis minutos não permitiram que a turma encarnada somasse os três pontos.
Desconcentrações na primeira parte impediram melhor resultado na estreia no Mundial de Clubes. Águias demoraram muito a mandar no jogo e tiveram dificuldade em encontrar caminhos para o golo
Três jogos contra equipas europeias, três empates. Resultados que, pelas redes sociais fora, agradam os adeptos sul-americanos, que se vêem em pé de igualdade com clubes que são considerados de topo mundial. Mas e com os restantes? Aí já não há qualquer equilíbrio: três jogos... três vitórias.
O primeiro destes três emblemas a entrar em campo foi o Botafogo, de Renato Paiva, frente aos Seattle Sounders, dos Estados Unidos, com vitória por 2-1, graças a dois golos de cabeça na primeira parte que fizeram toda a diferença para o campeão brasileiro e sul-americano.
Brasileiros venceram o Seattle Sounders
O segundo foi o Flamengo e se, no caso do Botafogo, a partida foi mais dividida, no caso do Mengão já não foi nada disso. Frente ao Espérance Tunis, da Tunísia, a equipa rubro-negra dominou de princípio a fim e venceu por 2-0.
Brasileiros venceram por 2-0 na estreia na competição
O River Plate não foi dominante contra o Urawa Red Diamons, do Japão, mas mostrou-se extremamente eficaz e aproveitou a vantagem física e os erros do adversário para vencer por 3-1.
Acuña cruzou para os golos de Colidio e Meza - pelo meio ainda houve o de Driussi, que se lesionou a marcar -, mas também cometeu penálti
Contra norte-americanos, asiáticos e africanos, os sul-americanos mostraram-se superiores. Frente aos europeus, bateram-se de igual para igual. As equipas da CONMEBOL, que muito se batem pela luta no topo da qualidade mundial, deixaram uma amostra de deixar água na boca neste Mundial de Clubes.
Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa