Impressionante: sabe há quanto tempo o Sporting não marca de livre direto?
Pedro Porro no Sporting (Imago)

Impressionante: sabe há quanto tempo o Sporting não marca de livre direto?

NACIONAL15.05.202422:33

Pedro Porro foi o último jogador de Rúben Amorim a faturar neste tipo de lance, há três anos e meio e 126 jogos na liga atrás

Numa Liga plena de sucesso e, já agora, abrilhantada pela quebra de uns quantos recordes do clube de Alvalade - mais pontos (87, podendo chegar aos 90), mais triunfos (28 antes da receção ao despromovido Chaves) e mais golos marcados nos últimos 50 anos - uma das imagens de marca do Sporting de Rúben Amorim versão 2023/2024 é a sua incrível veia goleadora que levou os novos campeões nacionais a acumularem um impressionante total de 141 golos em provas oficiais: 93 na Liga, 26 na Taça de Portugal, seis na Taça da Liga e 16 na Liga Europa. Um apetência ofensiva que foi devastando várias defesas em solo nacional.

Com os golos a surgirem de todas as formas e feitios - só no campeonato 13 foram de autoria de defesas e até de lançamento de linha lateral o capitão Coates marcou, estabelecendo o empate 3-3 em Vila do Conde na jornada 23 - só se verifica uma curiosa e maldita exceção: os pontapés de livre direto, lances de bola parada a partir dos quais os leões ainda não conseguiram marcar por uma vez que fosse na temporada!

Mas este mal já vem de trás e há muito que está diagnosticado, limitando-se a repetir o redondo zero conseguido nas duas últimas épocas, pois o último golo de livre direto da equipa de Alvalade foi apontado por Pedro Porro, a 5 de dezembro de 2020, na 9.ª jornada da Liga 2020/2021, aos 45+4 minutos de um jogo que acabou de forma tumultuosa, o do célebre «onde vai um vão todos...» e concluído com uma igualdade 2-2. Desde aí - e já lá vão três anos e meio e 126 jogos de campeonato! - não mais o Sporting marcaria neste tipo de lances que exige trabalho de laboratório, potência de remate… e algum jeito.

Veja o golo de Pedro Porro:

Nas cinco épocas anteriores a esta, e como se pode verificar no quadro à parte, o Sporting só mostrou capacidade para marcar de bola parada com remates de fora da área entre 2018 e 2020, quando dispôs de especialistas como Jovane Cabral, Bruno Fernandes ou o central francês Jerémy Mathieu. Aliás, um dos últimos especialistas nesta matéria que pisou relvados nacionais foi precisamente o atual capitão do Manchester United, que nas suas duas temporadas e meia de leão ao peito teve êxito em sete livres diretos (quatro na Liga).

Golos leoninos de livre direto nas últimas ligas

Longe vai o tempo de outro expert, o central André Cruz que entre 2000 e 2002 apontou três livres em partidas de campeonato e um célebre contra o Real Madrid, em Alvalade, na fase de grupos da Champions 2000/2001.

Já comparando com os dois principais rivais nenhum se pode ficar propriamente a rir, mas ambos apresentam números ainda assim ligeiramente superiores, já que nas últimas três temporadas cada qual fez três golos deste modo: o Benfica através de Grimaldo (dois em 2022/2023) e Di María esta época e o FC Porto, por intermédio de Luis Díaz e Sérgio Oliveira (2021/2022) e Francisco Conceição no triunfo em Chaves há duas semanas.

Com pouco ainda para conquistar na Liga - o Sporting centra todas as atenções na final da Taça de Portugal frente ao FC Porto, no próximo dia 26 - aqui fica um derradeiro desafio para os leões na partida com o Chaves: tentar marcar um golo de livre direto… e aí sim, podem soltar os fogos.