Fabio a representar o Fluminense no Mundial de Clubes
Fabio celebra 45 anos a 30 de setembro de 2025

Guarda-redes do Fluminense ameaça quebrar recorde mundial

Fábio, de 44 anos, está perto de se tornar no jogador com maior número de jogos disputados na história do futebol

Apesar de só ter garantido a permanência na última jornada do Brasileirão, o Fluminense, vencedor da Libertadores 2023, está a fazer uma grande campanha no Mundial de Clubes e continua invicto, terminando no segundo lugar do grupo F, apenas atrás do Borussia Dortmund.

Os brasileiros começaram essa aventura com um empate a zero diante dos alemães, seguindo-se de um triunfo frente aos sul-coreanos do Ulsan HD (4-2) e outro nulo contra os sul-africanos do Mamelodi Sundowns, de Miguel Cardoso, que garantiu esse apuramento para os oitavos de final.

Nessa fase, o Flu manteve novamente a baliza a zeros e derrotou o vice-campeão desta edição da UEFA Champions League, o Inter, por 2-0, graças aos golos de Cano (3') e de Hércules (90+3'). No entanto, houve outro herói: Fábio Deivson Lopes Maciel, guarda-redes de 44 anos, totalista nesta competição e com apenas (2) golos sofridos num dos quatro jogos.

O brasileiro que esteve 17 anos seguidos no Cruzeiro é atualmente o segundo jogador na história do futebol com mais jogos realizados e está muito perto de chegar ao primeiro lugar, ocupado por Peter Shilton, ex-guarda-redes inglês que conta com 1411 partidas ao longo de 32 anos - terminou a carreira apenas aos 48.

Fábio tem 1389 encontros (oficiais e particulares) e tudo indica que será novamente titular esta sexta-feira, no duelo dos quartos de final com os sauditas do Al Hilal, de Rúben Neves e João Cancelo. Faltam apenas 22 jogos para igualar o registo de Shilton, pelo que, se não tiver lesões, pode chegar lá facilmente e ultrapassá-lo, antes do fim do ano, sendo que ainda tem contrato até dezembro de... 2026, altura em que terá 46 anos.

Atrás de si, em terceiro lugar, está Cristiano Ronaldo, com quase 1300 jogos. Para além disso, Fábio já soma 508 jogos sem sofrer golos, tendo ultrapassado o registo pessoal de Gianluigi Buffon (506), um dos melhores guarda-redes na história do futebol mundial, neste Mundial de Clubes.

Sugestão de vídeo: