Governo francês proíbe deslocações de adeptos a jogos fora e é contestado
O governo francês decidiu tentar travar a onda de violência nos estádios e decidiu, há dias, proibir deslocações de adeptos aos jogos considerados de risco até 18 de dezembro.
Esta sexta-feira, confirmou a proibição para este fim de semana de adeptos de oito clubes para os jogos fora na Ligue 1 e na Taça da França, após incidentes registados nos últimos meses, sendo o último deles a morte de um adeptos do Nantes antes do jogo com o Nice.
O Ministério do Interior proibiu adeptos do Lens, Bordéus, Nimes, Auxerre, Toulouse, Reims, Nantes e Marselha de fazerem deslocações com as suas equipas.
De acordo com o decreto do Governo, estas deslocações «apresentam um risco real e grave de confrontos entre adeptos num contexto de «exacerbação da violência cada vez mais grave observada desde o início da época desportiva de futebol».
Merci de vos messages et sollicitations. Nous gardons actuellement le silence par respect et par dignité. Pour autant, nous continuons de travailler comme nous le faisons depuis bientôt dix ans.
— Asso.Nat.Supporters (@A_N_Supporters) December 7, 2023
Por seu lado, a Associação Nacional de Adeptos (ANS, em francês) pretende defender-se das proibições generalizadas de viagens no futebol francês. De acordo com o site RMC Sport, a ANS vai tomar medidas legais para contestar as sanções anunciadas para a Ligue 1 e a Taça, por considerar que são «ilegais e injustificáveis», sendo que muitos dos adeptos deverão já estar em viagem.