Futebol feminino no FC Porto: o ponto da situação
André Villas-Boas (foto FC Porto)

Futebol feminino no FC Porto: o ponto da situação

NACIONAL21.05.202418:20

Equipa de Villas-Boas ainda estuda parcerias com outros clubes antes de tomar decisão; entrada na III Divisão é possibilidade, mas só se falharem os cenários prioritários

A equipa de André Villas-Boas ainda não tomou uma decisão definitiva sobre a forma como vai implementar a equipa de futebol sénior feminina no FC Porto, na próxima época, e continua a estudar a solução mais adequada, apurou A BOLA.

A entrada de uma equipa nos quadros competitivos femininos da Federação Portuguesa de Futebol através de uma vaga na III Divisão nacional só será efetiva se os outros cenários ainda em aberto falharem. A decisão dependerá de vários fatores. A prioridade, neste momento, é perceber se há viabilidade para estabelecer parceria com um outro clube, de forma a que o FC Porto entre numa realidade competitiva superior, mas bem sustentado através da sua formação. Há uma margem de tempo ainda razoável para decidir. Não sendo possível a parceria, então sim, o FC Porto avançará com uma equipa para participar na III Divisão.

Esta última possibilidade foi, de resto, admitida por AVB na campanha eleitoral. «A nossa ideia é aproveitar o último ano de III Divisão nacional de futebol feminino. Em 2025/26 já será instaurada a quarta divisão», deixando, contudo, margem para eventuais acordos de parceria com outros emblemas. Além da equipa sénior, o projeto do presidente do FC Porto passa por criar escalões de sub-17 e sub-19 no futebol feminino.