Projeto Populous para o novo estádio da Roma
Projeto Populous para o novo estádio da Roma

Fotos: projeto de novo estádio da Roma ameaçado por aves e morcegos

Comissões de moradores do bairro onde clube quer novo recinto recorrem a tribunal

Como qualquer novo projeto de largas dimensões, o novo estádio que a Roma pretende contruir está a encontrar obstáculos.  

O clube tem em vista a construção de novo recinto no bairro de Pietralata, a nordeste da capital, e que visa substituir o atual Estádio Olímpico como casa do clube a partir de 2028.  

O estádio terá numa fase inicial capacidade para 55 mil espetadores, com possibilidade de expansão para 62 mil, e além do recinto o projeto inclui áreas verdes, estacionamento e ciclovias, com 9 hectares de espaços verdes previstos.

Galeria de imagens 9 Fotos

Porém, e como para construir é preciso primeiro destruir, colocam-se agora obstáculos do ponto de vista ambientalista. 

De acordo com comissões de moradores, que se opõem à construção da instalação desportiva, que ainda está sob estudo arqueológico, a área faz parte de um habitat natural protegido, um ecossistema onde vivem várias espécies animais, incluindo algumas sob proteção, como os morcegos e algumas aves. 

Tal terá sido confirmado por um estudo apresentado ao tribunal, realizado pelo Instituto de Investigação dos Ecossistemas Terrestres. «Trata-se de um ato de proteção do ambiente que, perante as mentiras até agora cometidas pelo Município de Roma, daria respostas certas e inequívocas. Confiamos que o Município não se oporá a esta medida, dada a importância indiscutível da proteção do ambiente, pelo menos nas declarações dos vários conselheiros municipais. Estamos prontos a denunciar e a exigir indemnizações a quem danificar o último pulmão verde de Pietralata, cuja proteção perseguiremos em todas as instâncias e níveis de julgamento», lê-se num comunicado dos moradores. Esta quarta-feira haverá uma audiência em tribunal para avaliação da continuidade ou não da obra. 

O gabinete de arquitetura Populous projetou uma grande área verde. No projeto fala-se num «sistema ecológico e ambiental com áreas verdes urbanas equipadas e utilizáveis por toda a cidade, juntamente com partes mais naturalistas para compensar as áreas ocupadas pelo estádio. Serão quase 93.000 metros quadrados, 8.000 metros quadrados de áreas equipadas e a plantação de 819 novas árvores. Além disso, o parque será totalmente sustentável: terá autonomia hídrica graças a um sistema de irrigação que não recorrerá a águas subterrâneas nem à rede pública, e a uma bacia de laminação sob o campo de jogos que permitirá também a recolha e a reutilização da água, para além da drenagem de fenómenos climáticos adversos». 

Está previsto que o projeto final seja apresentado no outono. 

Sugestão de vídeo