«Foi ao fundo» e «esmagado»: a derrota do Sporting na imprensa estrangeira
Destino dos leões na Champions depende de feito heróico na Alemanha
O Sporting praticamente hipotecou a continuidade na UEFA Champions League, ao perder por 0-3 com o Dortmund em Alvalade, na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final, com a imprensa internacional a dar eco à derrota com estrondo.
Na Alemanha, o Bild diz que o resultado «praticamente assegura os oitavos» ao Dormtund, sublinhando que a equipa «festejou a primeira vitória sob o comando do novo treinador na primeira mão do play-off da Liga dos Campeões, ao vencer o Sporting por 3-0, devido a um melhor desempenho após o intervalo».
Em França, o L'Équipe escreve que o «Dortmund esmaga o Sporting e tem um pé nos oitavos de final da Liga dos Campeões», juntando que a equipa de Alvalade «não conseguiu capitalizar o ligeiro domínio que teve na primeira parte e, a partir daí, acabou por perder depois de os alemães terem inaugurado o marcador».
A mesma ideia é resumida em Itália pela Gazzetta dello Sport, que titula «Dortmund esmaga Sporting». Embora ressalvando o equilíbrio na primeira parte, o jornal recorda que os alemães superiorizaram-se no segundo tempo e que «o Sporting foi ao fundo», com os «oitavos comprometidos para os portugueses, que precisariam de uma proeza na Alemanha».
Em Espanha, o As sublinha que Guirassy tomou Lisboa, deixando o Dortmund «com pé e meio nos oitavos» da Champions. O jornal escreve que o avançado dos germânicos «sentenciou o jogo e, salvo surpresa na segunda mão no oeste da Alemanha, a eliminatória».
O título da crónica da edição online da Marca é «Borussia vence o Sporting e garante bilhete para os oitavos», acrescentando que a equipa «transformou a segunda mão numa mera formalidade». Embora admitindo que os leões «meteram medo na primeira parte», com «domínio total», o regresso do intervalo trouxe «outra história».
O Mundo Deportivo diz, por sua vez, que só uma exibição heróica do Sporting no Signal Iduna Park impedirá o Dortmund de seguir em frente na prova milionária. Sublinhando que os leões foram melhores na etapa inicial, a publicação referiu que o cenário mudou e que no final «o Sporting parecia reagir, mas era uma miragem».
Em Inglaterra, a BBC destaca as dificuldades sentidas pelos verdes e brancos desde a mudança de treinador. «O Sporting não venceu os últimos cinco jogos da Champions desde que Ruben Amorim saiu para o Manchester United e foi uma história de oportunidades desperdiçadas em casa».