FC Porto: dérbi pode ser especial para Grujic
Marko Grujic, médio do FC Porto (FOTO: IMAGO)

FC Porto: dérbi pode ser especial para Grujic

NACIONAL04.01.202409:30

Nunca foi titular em jogos frente ao Boavista; suspensão de Alan Varela permite-lhe, em tese, sair da sombra do argentino; sérvio é um suplente solidário, sempre pronto para responder à chamada de Conceição

A suspensão de Alan Varela na 16.ª jornada da Liga deixa a porta aberta para a titularidade de Grujic no dérbi com o Boavista, sexta-feira, no Estádio do Bessa. A confirmar-se a aposta no sérvio, será a primeira vez desde que chegou ao FC Porto que Grujic iniciará uma partida contra o vizinho da Invicta. 

Com efeito, em cinco jogos frente aos axadrezados, o internacional sérvio foi sempre suplente utilizado e nunca titular. A regularidade de Matheus Uribe explica a condição de reserva do jogador nos últimos quatro duelos com o Boavista, enquanto no primeiro — a 13 de fevereiro de 2021, 2-2 no Estádio do Dragão — era Sérgio Oliveira quem tapava o caminho para o onze a Grujic. Único sobrevivente do trio de reforços contratado de uma vez só em outubro de 2020, num mercado dominado pela pandemia que trouxe também Malang Sarr e Felipe Anderson, Grujic chegou primeiro cedido pelo Liverpool e mais tarde o seu passe foi comprado pelos azuis e brancos por 9,3 milhões de euros, já com encargos adicionais incluídos. 

Campeão mundial de sub-20 em 2015, mostra ser um futebolista alinhado com as ideias estratégicas de Sérgio Conceição, mesmo que isso implique continuar a ser segunda linha no FC Porto. A saída de Uribe não trouxe reforço de estatuto para o médio sérvio, na medida em que Alan Varela pegou de estaca na equipa. O argentino contratado ao Boca Juniors por oito milhões, podendo essa verba subir para os 11 milhões mediante o cumprimento de objetivos desportivos, entrou muito bem na dinâmica da equipa, apesar de ter chegado mais tarde ao Olival. 

Alan Varela fez a estreia na Liga apenas na 4.ª jornada, no Dragão, contra o Arouca (1-1), entrando ao intervalo desse jogo. Da 5.ª  à 15.ª jornada do campeonato cavou em definitivo o seu espaço no FC Porto, para prejuízo de Grujic. Sérgio Conceição poderá sempre optar por outra solução contra o Boavista (Baró, por exemplo), mas considerando que a pantera terá de novo Makouta e Seba Pérez em ação, será preciso um elemento musculado no meio-campo e Grujic tem esse perfil.