Famalicão-Rio Ave: minhotos voltam a sorrir ou vila-condenses consumam a ultrapassagem?
A 22.ª jornada da Liga abre com um jogo que, por si só, pode mexer automaticamente com as posições na tabela classificativa. O Famalicão recebe o Rio Ave e em caso de triunfo dos forasteiros haverá uma inversão de lugares entre os dois contendores.
E a teoria diz que o momento atual pode dar algumas probabilidades a esse cenário. Afinal, os minhotos passam por uma fase menos positiva e os vila-condenses estão à beira de igualar (ou até mesmo melhorar...) a melhor série desta temporada.
O Famalicão ainda não venceu na segunda volta. Desde a 18.ª jornada, os comandados de João Pedro Sousa somaram duas derrotas - SC Braga (1-2) e Moreirense (0-1) - e um empate - Farense (1-1) -, sendo que, pelo meio, tiveram ainda o jogo com o Sporting adiado.
É, pois, necessário recuar ao dia 13 de janeiro para encontrar o último triunfo dos minhotos: 2-0 diante do Casa Pia, em Rio Maior, com golos de Chiquinho e Jhonder Cádiz, duas das principais figuras do setor atacante. Já lá vai mais de um mês...
A irregularidade dos famalicenses tem sido cada vez mais evidente com o decorrer da temporada, uma vez que antes dessa vitória diante dos gansos tinham estado seis encontros sem conhecer o sabor dos três pontos - quatro empates e duas derrotas. Tinha sido a 4 de novembro que tinha surgido o triunfo sobre o Gil Vicente (3-1), na 10.ª jornada. Ou seja, os bons momentos têm aparecido de forma demasiado espaçada - mesmo que em alguns jogos que não tiveram final feliz as exibições até tenham sido positivas.
O primeiro terço do Campeonato foi, efetivamente, bastante bem conseguido pelo Famalicão. Só para se ter uma ideia, nas primeiras 11 jornadas (a prova tem 34) os minhotos amealharam 16 pontos. E atualmente têm... 23. O que significa que houve uma queda acentuada na conta de somar. E isso tem custado, naturalmente, a perda de lugares na tabela classificativa.
Depois de um período em que a primeira metade da pauta foi o habitat natural do Fama, a preocupação começa a ser evitar os lugares mais perigosos. É que o 16.º posto, que significa, no final da época, disputa do play-off de manutenção/descida, está apenas à distância de... três pontos. Onde está, neste momento, o Casa Pia.
Para já, e na esperança de que os problemas não fiquem ainda mais adensados, o Famalicão quer derrotar o Rio Ave, não só para retomar o caminho das vitórias, mas também para evitar uma... ultrapassagem. É que os rioavistas têm apenas dois pontos a menos que os minhotos.
Equipa provável (4x2x3x1): Luiz Júnior; Martin Aguirregabiria, Enea Mihaj, Justin de Haas e Francisco Moura; Zaydou Youssouf e Mirko Topic; Chiquinho, Gustavo Sá e Sorriso; Jhonder Cádiz
Lesionado: Tom Lacoux
Castigado: Nathan
A antevisão de João Pedro Sousa:
Caso não percam no Minho, os rioavistas chegam ao quinto jogo consecutivo sem derrotas, algo que apenas conseguiram entre as jornadas 10 e 14 - vitória sobre o Boavista (2-0) e empates com Gil Vicente (1-1), Estrela da Amadora (1-1), Arouca (2-2) e Vizela (1-1). Mas essa marca pode ser... superada.
Afinal, e ao invés do que acontece com o Famalicão, a segunda volta do Rio Ave tem sido sempre a somar: empates com Chaves (0-0), Estoril (1-1) e FC Porto (0-0) e vitória sobre o Casa Pia (1-0).
Desta forma, um triunfo no embate de hoje oferece automaticamente à formação orientada por Luís Freire a série mais positiva da presente temporada. E se isso acontecer, a subida na tabela classificativa será também... automática. Porque o Famalicão ficará imediatamente para trás, o mesmo podendo acontecer com Estoril e Gil Vicente, mediante o que estas duas equipas venham a fazer nesta ronda - canarinhos e gilistas defrontam-se no domingo (18 horas).
Equipa provável (3x4x3): Jhonatan; Josué, Aderllan Santos e Miguel Nóbrega; Costinha, Amine, João Teixeira e Fábio Ronaldo; Emmanuel Boateng, Yakubu Aziz e João Graça
Lesionado: André Pereira
Castigados: -
A antevisão de Luís Freire:
O contraste que Famalicão e Rio Ave têm patenteado nesta segunda volta torna o jogo desta noite ainda mais interessante. Há qualidade individual mais do que suficiente em ambos os lados, resta saber até que ponto os estados emocionais podem pesar no desempenho dos artistas e, por consequência, no resultado final.
Se o Famalicão ganhar, será a primeira vitória na segunda volta e abre-se a porta da esperança para o regresso à primeira metade da tabela - consoante os resultados obtidos por Boavista e Farense nesta 22.ª jornada. Caso seja o Rio Ave a sorrir, então os nortenhos prolongam o bom momento e continuam a galgar posições. Voltarão os minhotos a sorrir ou consumarão os vila-condenses a ultrapassagem?...