Estrela da Amadora: Um regresso confirmado e luta-se por mais um
Léo Jabá, do Estrela da Amadora, alinhado a instantes de um jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Estrela da Amadora: Um regresso confirmado e luta-se por mais um

NACIONAL07.12.202321:23

Tricolores procuram apresentar mais 'reforços' na sua convocatória para a receção ao Boavista, com a recuperação de algum dos indisponíveis; Léo Jabá regressa após castigo e o trio de sub-23 continua de prevenção

Com a receção ao Boavista agendada para este domingo, o Estrela da Amadora dirige todos os seus esforços para, ao contrário do que sucedeu no passado fim de semana frente ao Rio Ave, apresentar uma convocatória completa, sem necessitar de chamar atletas da equipa sub-23, contando com o regresso aos eleitos de Léo Jabá e esperando recuperar mais algum dos nove atletas atualmente lesionados.

O plano dos tricolores passará por ter em Edmilson Cambila o único jogador pertencente à equipa secundária nos eleitos, neste caso por ser, por esta altura, o segundo guarda-redes da hierarquia e a alternativa imediata ao titular, Wagner Dida, o único guardião sénior disponível. Recorde-se que os experientes Bruno Brígido e António Filipe ainda recuperam de lesões mais prolongadas e só regressarão à competição em 2024.

No que diz respeito aos jogadores de campo, Sérgio Vieira já conta com um reforço – Léo Jabá cumpriu um jogo de castigo na última partida em função de ter sido expulso na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, ante o Vizela, e deverá regressar diretamente para o onze titular – e espera ter recuperado pelo menos um dos elementos atualmente afastados por lesão. Não é dado adquirido e será uma luta contra o tempo, mas é visto como possível.

Deste leque de elementos, sabe-se à partida que Miguel Lopes não será, com toda a certeza, um dos possíveis recuperados, visto que foi na última semana sujeito a uma intervenção cirúrgica e estará afastado de competição nas próximas semanas. Quanto aos restantes, o departamento médico do emblema da Reboleira espera repetir o desfecho das últimas semanas, nas quais recuperou Erivaldo Almeida, Alioune Ndour e Régis N’Do.

Enquanto a dúvida persiste, vários dos jovens pertencentes à equipa sub-23 continuam de prevenção: o ala direito Eurichano Carvalho, o médio Manuel Figueiredo e o extremo Brenner Lucas estiveram no banco de suplentes em Vila do Conde e pelo menos um destes elementos deverá voltar a ser chamado à convocatória, pelo que os responsáveis amadorenses preservaram a condição física deste trio.

Nesse sentido, Manuel Figueiredo e Brenner Lucas não figuraram sequer na convocatória dos sub-23 para a deslocação ao Estádio Nacional, na terça-feira, para defrontar o Estoril (derrota por 2-1), ao passo que Eurichano, habitual titular nesta equipa, foi apenas lançado ao intervalo, quando o Estrela perdia por 1-0 e procurava lutar por um resultado positivo. Os três seguem em boa forma e poderão ser aproveitados por Sérgio Vieira se este o entender.