Estoril: doze jogos depois, a defesa não terá Vital
Bernardo Vital, do Estoril, cabeceia a bola em jogo pela Liga portuguesa de futebol. Foto: Guelber Goes/Imago.

Estoril: doze jogos depois, a defesa não terá Vital

NACIONAL02.04.202420:01

Central foi expulso nos minutos finais da receção ao FC Porto e desfalca os canarinhos para a deslocação ao Casa Pia, na segunda-feira; é o jogador com mais minutos em todo o plantel e somava todos os minutos desde janeiro

O último sábado motivou para o Estoril mais uma noite de celebração, pois derrotaram o FC Porto por 1-0, e até de contornos inéditos, pois pela primeira vez no seu historial os canarinhos derrotaram os dragões pela terceira vez numa só temporada. Um cenário idílico que poderia ter sido perfeito…não tivesse Bernardo Vital, um dos capitães de equipa, recebido ordem de expulsão direta já em tempo de descontos – aos 90+2’ - e desfalcado a equipa nos minutos finais da partida e no encontro seguinte.

O Estoril terminou com uma unidade a menos e o FC Porto com menos duas, pois já havia perdido Diogo Costa e ainda perdeu Francisco Conceição, e o emblema da Linha de Cascais terminou a última partida de forma solidária, mantendo a sua baliza a salvo e segurando o importante triunfo já com Volnei Feltes em campo, ocupando a vaga criada pela expulsão de Vital. Uma situação que terá de repetir-se na próxima segunda-feira, no embate com o Casa Pia, visto que o camisola 3 terá de cumprir um encontro de suspensão.

A falta cometida sobre Danny Namaso, quando este ameaçava isolar-se no meio-campo defensivo estorilista, irá ter consequências imediatas para Bernardo Vital, mais concretamente o fim da sua série de participações como titular e a tempo inteiro, que já durava há 12 partidas de forma consecutiva. Uma série impressionante, já que vinha sendo o único indiscutível no trio de centrais escolhido por Vasco Seabra, e que começou há mais de dois meses e meio, na receção ao Moreirense, a 13 de janeiro.

A partir daí, o internacional sub-21 por Portugal cumpriu todos os minutos de competição do Estoril, em posição central no trio de defensores estorilista e conhecerá agora uma partida de interregno, suscitando alguma preocupação para a sua equipa técnica visto que Pedro Álvaro, a opção mais categorizada para o render, ainda recupera de um problema físico, de ordem muscular, e está também em dúvida para a deslocação a Rio Maior, onde se jogará um dérbi lisboeta importante para as aspirações de gansos e canarinhos.

Pela primeira vez desde janeiro, o Estoril não contará com o seu quinto jogador com mais aparições em toda a temporada e…aquele que contabiliza mais minutos entre todo o plantel, com um total de 2791 minutos. Entre os centrais, segue-se Pedro Álvaro, com 1878, e Volnei Feltes, que soma 1835 minutos e pode ascender à titularidade ante o Casa Pia, beneficiando da suspensão de Vital, juntando-se a Basso e Mangala, que deverão preservar o seu lugar na equipa.