«Este é o melhor Sporting da era Amorim»
Álvaro Pacheco, treinador do Vitória de Guimarães. Foto Imago

«Este é o melhor Sporting da era Amorim»

NACIONAL08.12.202313:18

Álvaro Pacheco fez a antevisão do encontro frente ao Sporting

Vai defrontar o líder, depois de ter regressado às vitórias em Faro. O que espera deste jogo frente ao Sporting?

Mais um jogo, mais três pontos em disputa que queremos conquistar. Vamos defrontar uma equipa forte e que é líder neste momento. Mas, com todo o respeito por todos os adversários, queremos a vitória. Temos de ter ambição para lutar pleo triunfo. Em Faro fizemos a melhor exibição desde que estou aqui e pretendemos dar seguimento a esse crescimento para conquistar três pontos.

Tendo em conta o bom momento do Sporting, preparou algo diferente em termos estratégicos?

Cada jogo tem a sua história, cada adversário tem as suas características, no entanto o meu foco é na minha equipa, de que forma podemos subir de patamar e evoluir de forma a encarar todos os desafios. O próximo é com o Sporting, em nossa casa, com o inferno branco a apoiar-nos, a demonstrar o que é o espírito e o ADN do Vitória. Em casa queremos alcançar a vitória e regressar aos triunfos no nosso estádio.

O que muda quando se recebe o líder?

Não muda nada. A vontade do Vitória é a mesma perante todos os adversários, ou seja, ganhar. Olhar os adversários olhos no olhos e mostrar vontade de ganhar. Sabemos que o adversário está forte, com o mesmo  treinador há muitos anos e na minha opinião este é o melhor Sporting da era Amorim. Mas jogamos em casa e temos de ser Vitória. Se olharmos para o último jogo em casa, que foi com o FC Porto, que é candidato a ser campeão, num jogo em que também demonstrámos que temos capacidade para nos batermos com um grande, e amanhã é igual. Com certeza que vamos ter o estádio cheio e vamos focar-nos nesse apoio da nossa massa adepta para fazermos um grande jogo e ser campeões. Como costumo transmitir aos jogadores, temos de ser campeões todos os dias e amanhã é mais uma oportunidade para demonstrarmos que podemos ser campeões frente ao Sporting.

Há alguma motivação diferente para este género de jogos? 

A motivação é sempre a de sermos melhores todos os dias, em relação ao jogo anterior. Temos isso em mente todos os dias, trabalhamos com esse objetivo. Temos oportunidade de vencer um grande e sim pode servir de estímulo, pois temos uma oportunidade de defrontar e de voltar aos triunfos frente a um dos grandes. No entanto, é assim em todos os jogos, até porque temos de encarar todos os encontros para ganhar.