É oficial: FC Porto e Benfica no novo Mundial de Clubes
João Neves e Eustáquio (Foto: IMAGO)

É oficial: FC Porto e Benfica no novo Mundial de Clubes

INTERNACIONAL17.12.202315:29

Europa contribui com 12 equipas

FC Porto e Benfica estão garantidos, de forma oficial, no novo Mundial de Clubes, cuja primeira edição com 32 clubes ocorrerá no verão de 2025, nos Estados Unidos da América. Tal como A BOLA tinha adiantado há dias, os dois clubes portugueses entram pela Europa, sendo duas de 8 equipas que entram através de ranking.

O Conselho da FIFA, reunido na Arábia Saudita, tomou várias decisões quanto à competição que terá 32 equipas, Há ainda vários lugares por preencher, mas pelo caminho da Liga dos Campeões entram Chelsea, Real Madrid e Manchester City; pelo caminho do ranking entram Bayern Munique, PSG, Inter, FC Porto e Benfica.

A FIFA aprovou uma metodologia para elaborar os rankings por confederação de acesso à prova, com três pontos por vitória, um por empate e três por cada fase ultrapassada na respetiva competição mais importante. No entanto, no caso europeu e apenas para esta edição de 2025, a FIFA aceitou, como A BOLA informara, usar o ranking da UEFA sem pré-eliminatórias e só com os jogos da Champions.

Fernando Gomes, presidente da FPF, marcou presença na reunião.

Da Europa entram 12 clubes, seis da América do Sul – já garantidos Palmeiras, de Abel Ferreira, mais Flamengo e Fluminense - e quatro de África, Ásia, América Norte/Central, e um de Oceânia, além de um do país anfitrião.

As datas do torneio em 2025 ficaram confirmadas: de 15 de junho a 13 de julho, num «formato semelhante ao Mundial de 2022», sem jogo de atribuição do terceiro lugar - oito grupos de 4 equipas, as duas melhores seguem para os oitavos de final. 

Ficou ainda assente que a partir de 2024 haverá a Taça Intercontinental a ser jogada em terreno neutro a 18 de dezembro entre o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA e o vencedor de um playoff entre as outras confederações.