Chaves: tantas diferenças uma volta depois...
Moreno depara-se com alguns condicionalismos na preparação do jogo com o Vizela. (Foto: Chaves)

Chaves: tantas diferenças uma volta depois...

NACIONAL05.04.202415:50

Relativamente ao jogo de Portimão, há quase cinco meses, flavienses vão apresentar um onze com, pelo menos, seis alterações; além dos que já deixaram o clube, há lesionados e castigados; Moreno trabalha as melhores soluções para um encontro que tem caráter de decisivo; João Correia corre para o regresso

O momento do Chaves é aflitivo, o clube está mergulhado no último lugar da tabela classificativa e corre sérios riscos de descer de divisão, mas enquanto a matemática disser que a permanência ainda é possível, então os valentes transmontanos irão fazer de tudo para evitarem a queda no segundo escalão nacional.

A época tem sido conturbada a vários níveis - mudança de treinador, saída e entrada de jogadores - e essa instabilidade reflete-se, naturalmente, nos resultados. E na antecâmara da receção ao Portimonense, em partida da 28.ª jornada, agendada para as 15.30 horas de domingo, A BOLA foi aos registos do jogo da primeira volta entre algarvios e transmontanos para perceber as (tais) alterações que os flavienses sofreram.

A 11 de novembro de 2023, jogava-se, então, a 11.ª jornada da Liga, o Chaves, já sob a liderança de Moreno Teixeira - o técnico, que substituiu José Gomes no cargo, realizava, na altura, o sétimo jogo ao serviço do clube - apresentou o seguinte onze no Portimão Estádio: Hugo Souza; Bruno Rodrigues, Cafú Phete e Sandro Cruz; João Correia, Kelechi, Rúben Ribeiro e Bruno Langa; Rúben Lameiras, Héctor Hernández e Leandro Sanca.

Ora, dessa altura para cá, e perspetivando a equipa que Moreno deve apresentar no próximo domingo, no duelo entre as duas equipas relativo à segunda volta do campeonato, o técnico flaviense já sabe que terá de fazer, pelo menos, seis alterações.

Hugo Souza e Rúben Ribeiro estão castigados, Bruno Rodrigues e Sandro Cruz estão lesionados, Bruno Langa e Rúben Lameiras saíram do clube no passado mês de janeiro, aquando da reabertura do mercado de transferências. Será, portanto, mais de meia equipa diferente em comparação com a que jogou no Algarve.

Certo é que independentemente das mudanças que está obrigado a fazer, Moreno prepara de forma afincada mais uma partida que tem caráter de decisiva, uma vez que, de acordo com a tabela classificativa, todos os jogos do Chaves até final da época têm de ser obrigatoriamente encarados como verdadeiras finais.

Face a este cenário, Rodrigo Moura será o eleito para a baliza, devendo ter à sua frente o mesmo quarteto defensivo que jogou no Estádio da Luz, diante do Benfica (0-1), na ronda anterior: Carraça, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes e Júnior Pius. No meio-campo, também é crível que o triângulo da intermediária volte a ser composto por Dário Essugo, Guima e Raphael Guzzo, restando, por isso, mais dúvidas no que concerne ao setor atacante. Héctor Hernández tem, claro está, lugar cativo no onze - afinal, é o melhor marcador da equipa e o principal trunfo para o regresso às vitórias -, e também Benny deverá voltar a constar da equipa titular, jogando numa das alas. A grande incógnita será, então, relativamente ao outro flanco ofensivo, que na Luz foi ocupado por Rúben Ribeiro e que no domingo terá de ter outro protagonista. Há a hipótese forte de Leandro Sanca ocupar essa vaga, mas também não é de descurar que Jô Batista ou Paulo Victor possam ser lançados de início.

Outra das soluções para o tridente de ataque é João Correia. O internacional cabo-verdiano pode desempenhar qualquer função do corredor direito e é outro dos trunfos para Moreno. Apesar de ter trabalhado condicionado nos últimos dias, A BOLA sabe que o número 77 está praticamente recuperado do problema físico que o afetou e pode ir a jogo diante do Portimonense.

Ao invés, Bruno Rodrigues e Sandro Cruz, ambos entregues ao departamento médico do clube, voltaram a não assinar a folha de presenças no apronto matinal de hoje. Casemiro, jovem jogador da equipa B dos flavienses, trabalhou com o plantel principal.

Este sábado há novo treino (12 horas), à porta fechada, seguindo-se a conferência de Imprensa de Moreno Teixeira para projetar o jogo com o Portimonense.

Uma centena de crianças junto dos craques

O treino desta sexta-feira, realizado no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, palco do jogo de domingo com os algarvios, foi acompanhado ao pormenor por cerca de uma centena de crianças que estão inscritas nas férias desportivas do Município.

Momentos de partilha entre jogadores e crianças. (Foto: Chaves)

Além de assistirem à sessão orientada por Moreno Teixeira, os mais pequenos puderam, depois, conviver com os jogadores do plantel flaviense, aqueles que, com toda a certeza, estão mais habituados a ver na televisão. E é assim que se criam e/ou estreitam laços entre o clube e os jovens... Um momento que, por certo, os petizes jamais esquecerão.

Não faltaram, claro está, as fotografias para eternizar o momento. (Foto: Chaves)