Cardoso Varela no Dínamo
Cardoso Varela no Dínamo Zagreb (Instagram Dínamo)

Caso Cardoso Varela ainda dá que falar: agente acusa FC Porto de «armar escândalo»

NACIONAL18.02.202520:23

Andy Bara, empresário croata, apresenta a sua versão dos factos em entrevista ao jornal 'Sports Novosti'; diz que o emblema azul e branco «colocou uma enorme pressão em toda a gente» envolvida no processo que terminou com a mudança do jovem para o Dínamo Zagreb; dragões firmes na intenção de mover ação na FIFA contra o agente

A polémica mudança de Cardoso Varela, jogador de 16 anos, do FC Porto para o Dínamo Zagreb foi oficializada nos últimos dias, mas ainda faz correr muita tinta na imprensa croata.

Esta terça-feira, Andy Bara, o agente do jovem português, concedeu uma entrevista ao jornal Sports Novosti, na qual expõe a sua versão dos factos e acusa o FC Porto de ter armado «um escândalo.»

«O meu amigo Robert Krajina disse-me que viu um talento de primeiro nível mundial a jogar no FC Porto. Perguntei-lhe qual era a situação, se havia a possibilidade de o representar como agente e respondeu-me que tentaríamos pôr-nos em contacto», começou por afirmar o empresário, que, recorde-se, o FC Porto vai processar. Esta intenção, sabe a BOLA, mantém-se no sentido de fazer chegar o processo e o nome do agente à FIFA.

«Disse-nos que o seu contrato estava a expirar e que as condições que lhe ofereciam para um novo eram inaceitáveis. O pai disse-nos que o FC Porto estava a pressioná-lo muito. Apercebemo-nos imediatamente de que havia um problema. Como vi que a família não estava com as melhores relações com o FC Porto, perguntei ao pai quais eram os seus planos. Ele respondeu que estava a pensar mudar-se de Portugal com a sua família, porque não podiam lidar com uma pressão tão grande. Disse-me que se surgisse algum mal-entendido ou prejuízo para o FC Porto, a família teria de pagar 3 M€, segundo esse contrato. E ao Cardoso ofereciam 400 euros por mês», prosseguiu Bara.

«Não o obrigámos a nada. Até lhe dissemos que, se renovasse com o FC Porto, gostaríamos de continuar a ser os agentes do seu filho. Nesse momento, apesar de o seu pai estar na Croácia, o seu filho continuava em Portugal. Mas quando o pai viu como estava na Croácia, trouxe o seu filho para aqui e tentou inscrevê-lo no Dinamo Odranski Obrez, porque vive e trabalha em Odra», frisou ainda, antes de confessar que ficou surpreendido com a postura do emblema portista: «Armou um escândalo. Disse ao pai que quando o Cardoso fizesse 16 anos, podia assinar por quem quisesse, porque essas são as regras da FIFA. Disse-me que sabia, porque o seu filho tinha sido contactado pelo Barcelona, pelo Manchester City e outros grandes clubes. Por outro lado, Cardoso disse que o pai decidiria tudo.»

Cardoso Varela, que «deverá ser um dos melhores que alguma vez jogou na Croácia», foi convencido a assinar pelo Dínamo depois de conversar com... Dani Olmo, diz o agente: «O Dani disse-lhe que não se enganaria se fosse jogador do Dínamo. Contou-lhe sobre o seu percurso, a sua chegada ao Barcelona

Andy Bara conclui vincando que o FC Porto «colocou uma enorme pressão em toda a gente, desde a FIFA até à Federação de Futebol Croata» e que «isso só prova o talento de Varela», atirando: «Eles [FC Porto] estavam errados e perderam.»