Casa Pia: Geraldes apresenta melhoras e é dúvida para Moreira
André Geraldes, do Casa Pia (à direita), disputa a posse de bola com Ronaldo Tavares, do Estrela da Amadora (à esquerda), em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Casa Pia: Geraldes apresenta melhoras e é dúvida para Moreira

NACIONAL04.01.202421:55

Lateral direito está próximo da total recuperação a uma lesão muscular na coxa direita e poderá regressar aos treinos sem limitações ainda esta semana

Para já alheio às entradas e saídas que já se registam no mercado nacional, o Casa Pia prossegue a sua preparação para a deslocação a Moreira de Cónegos, na próxima segunda-feira, que dará por encerrada a 16.ª da Liga. Os gansos terão pela frente a equipa sensação do campeonato, o Moreirense, que ocupa a sexta posição da tabela, e procurarão somar pontos nesta difícil deslocação com o maior número de opções à disposição do treinador, sabendo que duas ausências estão, para já, asseguradas.

Pedro Moreira ainda não poderá contar com Kiki Silva, que se encontra na fase final da recuperação a uma grave lesão num joelho, e também Beni Mukendi, que já deixou Portugal para se juntar aos trabalhos da seleção de Angola, que nas próximas semanas disputará a Taça das Nações Africanas. Curiosamente, mesmo que tal não se tivesse verificado, o angolano foi admoestado pela quinta vez com o cartão amarelo na receção ao Sporting de Braga no passado sábado e estaria de fora da partida de segunda-feira por castigo.

Sobra ainda André Geraldes, que se encontra entregue ao departamento médico mas, segundo foi possível apurar, com franca evolução na sua recuperação a uma lesão muscular na coxa direita que o afasta de competição há praticamente um mês. O lateral direito de 32 anos não compete desde o dia 9 do passado mês, quando cumpriu a totalidade da deslocação ao Dragão, onde os lisboetas defrontaram o FC Porto (derrota por 3-1), e viu-se obrigado a parar poucos dias depois em função do problema muscular que o afetou.

André Geraldes falhou os dois jogos que se seguiram – vitória sobre o Desportivo de Chaves e derrota com o SC Braga, em ambos os casos por 3-1 – e agora segue em dúvida para o embate com o Moreirense, visto que ainda se acredita que poderá recuperar até lá, apesar de não existirem, para já, garantias. Tudo dependerá de quando o lateral for reintegrado sem limitações junto do restante grupo, situação que poderá acontecer ainda esta semana – a confirmar-se, Geraldes poderia ter entre ou a três treinos para lutar pela convocatória.

O regresso do lateral destro constituiria uma boa notícia para a equipa técnica, que apenas tem contado com Gaizka Larrazabal, habitual titular no posto, mas sem qualquer alternativa direta, obrigando a ponderar adaptações caso o basco eventualmente protagonizasse algum problema físico ou disciplinar. Com o retorno do português, ficaria reposta a luta pela titularidade no lado direito da defesa e Pedro Moreira certamente respiraria melhor na preparação para um jogo importante para os gansos, que esperam voltar a escalar posições na tabela classificativa.