Casa Pia distinguido pela Liga com prémio de responsabilidade social
Rita Viola, coordenadora do departamento de Ética do Casa Pia (à esquerda), Nélson Pereira, membro do conselho de administração da Fundação do Futebol (ao centro) e Ana Rodrigues, responsável pela Responsabilidade Social no Casa Pia. Foto: Casa Pia AC.

Casa Pia distinguido pela Liga com prémio de responsabilidade social

NACIONAL18.01.202416:34

Emblema lisboeta recebeu Prémio Responsabilidade Social relativo a novembro por parte da Liga de Clubes pela campanha 'O que se ouve da bancada depende de ti', que contou com a participação de jovens ligados à formação

Fora do âmbito desportivo, o Casa Pia foi destacado pela Liga no que respeita à responsabilidade social, tendo recebido o prémio alusivo a esse tema, relativo ao mês de novembro. A escolha pelo emblema lisboeta para a mais recente entrega do Prémio Responsabilidade Social deve-se à campanha O que se ouve da bancada depende de ti, que consistiu num vídeo publicado nas suas redes sociais, no qual se incluíam jovens atletas do clube a relatar os insultos que ouvem quando estão em campo.

Por outro lado, os jovens atletas casapianos revelam no mesmo vídeo as mensagens de incentivo que mais os motivam, num esforço de consciencialização sobre comportamentos a atitudes de quem assiste aos jogos de futebol na bancada. A entrega do galardão teve lugar no último jogo do Casa Pia enquanto visitado, ante o Famalicão, por iniciativa de Nélson Pereira, membro do Conselho de Administração da Fundação do Futebol, sob a égide da Liga de Clubes.

Momentos antes do embate entre Casa Pia e Famalicão, pela 17.ª jornada da Liga, em Rio Maior, Nélson Pereira procedeu à entrega do Prémio Responsabilidade Social a Ana Rodrigues, responsável pela pasta da Responsabilidade Social do Casa Pia, e também Rita Viola, coordenadora do Departamento de Ética do emblema de Pina Manique. Após o momento protocolar, o membro dirigente da Fundação do Futebol salientou a importância social da campanha levada a cabo pelo clube da capital portuguesa.

«Todos os meses somos confrontados com vários projetos muito interessantes e esta ideia do Casa Pia, de tentar sensibilizar o público que assiste aos jogos, ganha enorme peso, ainda para mais falando em escalões de formação. Se queremos que o futebol seja cada mais saudável e que as famílias venham em maior número, temos de chegar, em primeiro lugar, àqueles que estão por fora e contribuem decisivamente para o espetáculo», destacou o antigo guarda-redes.

Nélson, como ficou conhecido na sua carreira desportiva ao mais alto nível, acrescentou ainda que a iniciativa promovida pelo Casa Pia se coaduna na perfeição ao que a Liga idealiza sobre um espetáculo desportivo. «O Conselho de Administração da Fundação do Futebol teve muito gosto em atribuir este prémio ao Casa Pia e vai representar muito para aquilo que nós pretendemos do futebol», concluiu o antigo praticante, que se destacou em emblemas como o Sporting e o Estrela da Amadora.

Pelo lado dos gansos, Ana Rodrigues transmitiu a intenção clara por parte do clube que representa em «marcar a diferença» também em atividades extra jogo. «O Casa Pia é um clube que chegou para fazer a diferença e tentamos passar os nossos valores, também, aos nossos escalões de formação. Este prémio para nós é fundamental para demonstrar que somos um clube que marca a diferença dentro e fora das quatro linhas», declarou a responsável ligada aos gansos. 

«Acho que estamos de parabéns, pois conseguimos, conjuntamente com a formação, mostrar aos outros clubes que juntos somos diferentes», completou Ana Rodrigues., apoiada por Rita Viola, que assumiu a sua satisfação por este «reconhecimento». «Quem assiste a este vídeo consegue perceber que realmente são temas muito importantes e fico muito feliz com este reconhecimento e, acima de tudo, que o vídeo esteja a ter todo este impacto positivo», indicou a coordenadora do clube lisboeta, por fim.