Casa Pia: Beni já treina, Segovia apenas regressa em fevereiro
Telasco Segovia controla a posse de bola em jogo da Venezuela em jogo pelo Torneio Pré-Olímpico da CONMEBOL. Foto: Telasco Segovia/Instagram

Casa Pia: Beni já treina, Segovia apenas regressa em fevereiro

NACIONAL25.01.202423:45

Angolano trabalha sem limitações às ordens de Pedro Moreira depois de ter regressado da Taça das Nações Africanas; venezuelano ainda permanecerá mais uma semana (pelo menos) no Torneio Pré-Olímpico da CONMEBOL

O mês de janeiro, tal como se esperava, tem sido preenchido em Pina Manique,onde já se registaram três entradas (Kevin Martin Krygard, Rúben Lameiras e Daniel Azevedo, devendo seguir-se Fahem Benaissa-Yahia nas próximas horas) e duassaídas (Vasco Fernandes e Artur Serobyan), devendo acrescentar-se ainda uma ausência temporária, por força das seleções nacionais.

Beni Mukendi regressou precocemente da seleção de Angola, que disputa a Taça das Nações Africanas e já treina com normalidade às ordens de Pedro Moreira, restando ausente Telasco Segovia, integrado na seleção sub-23 da Venezuela, que disputa o Torneio Pré-Olímpico de apuramento para Paris 2024.

Uma ausência que se poderá prolongar por mais uma semana e dependendo depois da carreira da seleção venezuelana, que leva Segovia a ainda aguardar mais alguns dias. O venezuelano da equipa lisboeta entrou em ação no último sábado, quando o conjunto vinotinto defrontou a Bolívia (3-3) pela ronda inaugural da competição na qual é também nação organizadora.

O intuito do Torneio Pré-Olímpico será o de apurar as duas equipas que representarão a CONMEBOL e, consequentemente, a América do Sul, nos Jogos Olímpicos de 2024, que se realizarão em Paris já este verão. Serão as duas equipas finalistas a fazê-lo e a situação de Telasco Segovia depende da classificação, ou não, da Venezuela para a fase seguinte da competição na qual as seleções estão dispostas em dois grupos de cinco equipas.

O conjunto venezuelano cumprirá pelo menos quatro jornadas no Grupo A da prova e a última delas terá lugar já em fevereiro, mais concretamente no dia 1,frente ao Brasil. Realizado esse encontro, a equipa venezuelana apenas transitará para a próxima fase caso ocupe um dos dois primeiros lugares do seu agrupamento. Caso contrário, sai de prova e Segovia regressa de imediato a Pina Manique. 

Na prática, o médio de 20 anos apenas regressará já com o mercado de transferências encerrado e nunca antes da 20.ª jornada, na qual o Casa Pia receberá o Boavista, no próximo dia 5 (segunda-feira). Até lá, o meio-campo dos lisboetas é assumido por Beni, Neto, Rafael Brito, Samuel Justo, Pablo Roberto e o reforço Krygard.