Benfica: Tiago Gouveia vai à luta
Tiago Gouveia festeja golo marcado ao Aves SAD. Foto: Miguel Nunes

Benfica: Tiago Gouveia vai à luta

NACIONAL22.12.202320:01

Grande golo e boa exibição contra o Aves SAD reforça a posição do extremo no plantel; continua a ter clubes interessados; Schmidt vê o jovem como opção para várias posições

Tiago Gouveia concretizou o sonho de estrear-se a marcar no Estádio da Luz, com o Aves SAD. Mas esse momento e a boa exibição, reconhecidos por Roger Schmidt no final do jogo, podem ter feito ainda mais pelo futuro do extremo de 22 anos na Luz. Tiago Gouveia, ao aproveitar a oportunidade, mostrando que pode ter impacto positivo no jogo, como já tinha acontecido na partida da Taça de Portugal com o Lusitânia, no qual também marcou, consolidou o lugar no plantel.

Na conferência de antevisão ao jogo com o Aves SAD, da Taça da Liga, Schmidt tinha aberto a porta à saída de jogadores que estão insatisfeitos com a pouca utilização. Tiago Gouveia, antes da partida de ontem, na qual entrou aos 58 minutos para o lugar de Rafa, somava apenas sete presenças (85 minutos e um golo). O extremo de 22 anos, porém, nunca deixou de ser considerado pelo treinador.

O exemplo de João Neves

Schmidt pedia, também, paciência a quem tem jogado pouco e lembrou que outros esperaram na época passada e ainda foram muito importantes. O melhor exemplo é o de João Neves. O médio estreou-se há quase um ano, a 30 de dezembro, na equipa principal, em Braga, entrando para o lugar de Gonçalo Ramos, aos 89 minutos. Enzo Fernández deixaria a equipa, Chiquinho seria a primeira opção para substituí-lo e o jovem médio agarrou a titularidade em fevereiro.

Schmidt reconheceu que Tiago Gouveia «tem estado bem nos treinos», mas sublinhou que mudar do Estoril para a equipa principal do Benfica, depois da passagem pela formação, «é um grande passo».

«Teve alguns minutos e esteve bem quando entrou. Espero que possa jogar mais na segunda metade da época, mas, no fim de contas, depende dele, tem de mostrar tudo em campo: com a bola, contra a bola, tem de ser taticamente inteligente, confiável e, depois, pode jogar em diferentes posições no ataque, como extremo ou segundo avançado. Espero que tire proveito de cada treino e de cada minuto em campo para progredir e melhorar e, claro, estou aberto a qualquer jogador. No fim, não me importa. São os jogadores que decidem o tempo que jogam. Esteve bem 30 minutos e espero que continue assim», argumentou Schmidt, que vê em Tiago Gouveia «um jogador muito talentoso».

Mais e mais

No final do jogo com o Aves SAD, Tiago Gouveia partilhou a felicidade, mas também revelou ambição. «Sonhei com este momento há 22 anos. Consegui concretizá-lo hoje, mas não quero ficar por aqui. Com todo o respeito que tenho pelo Aves SAD  e pela Taça da Liga, um jogador ambiciona sempre jogar mais e mais. Noutra competições, competições melhores. É o que faço todos os dias… luto pelo meu lugar. Sei que é muito difícil. Há campeões do mundo e da Europa. É muito bom tê-los aqui, crescer com eles, aprender com eles. Sei que um dia a minha hora vai chegar. Espero o que esperei até agora. Respeitar as decisões do mister. Todos os dias mostrar serviço, mostrar que estou aqui. E quando o mister decidir que devo jogar, cá estarei para dar resposta», disse à Sport TV.

Interessados à espreita

Tiago Gouveia vai, então, à luta por mais tempo de jogo. Ricardo Soares, que o dirigiu no Estoril na época passada, disse a A BOLA, a 22 de outubro, que o extremo «tem o que é preciso para se afirmar no Benfica», referindo-se não só «ao excelente potencial e margem de crescimento» como também «ao facto de ser alguém humilde, trabalhador, com ambição e que gosta muito de aprender». O treinador do Beijing Guoan identifica em Tiago Gouveia «valências que, juntamente com alguns traços de personalidade, o tornam um jogador diferenciado e com qualidade».

Depois de ter renovado contrato em julho, Tiago Gouveia integrou o plantel principal sem a garantia de que dele faria parte. O Cádis e o Lille estavam interessados num empréstimos, o jornal Daily Telegraph noticiou que West Bromwich Albion, Watford, Hull City, Southampton e Leicester também queriam contratá-lo.

A saída, por empréstimo, de Andreas Schjelderup para o Nordsjaelland, impediu a saída. E, por outro lado, Schmidt vê Tiago Gouveia como alternativa a Di MaríaJoão Mário e David Neres e até a Rafa.