Benfica – Rio Ave: Samba de janeiro
Benfica - Rio Ave no último confronto entre os dois, abril de 2023. Foto: ASF/PAULO SANTOS

ANTEVISÃO Benfica – Rio Ave: Samba de janeiro

NACIONAL14.01.202408:10

Equipas enfrentam-se pela primeira vez esta época, no último jogo da primeira volta para ambas; águias querem continuar no encalço de Sporting, e Rio Ave quer sair dos lugares de descida

O Benfica recebe esta tarde o Rio Ave, em jogo a contar para a 17.ª jornada da Liga. O encontro, marcado para as 18 horas, marca o final da primeira volta para as duas equipas que, embora em momentos de forma muito diferentes, vão entrar em campo determinados para colecionar os três pontos em prol dos seus (distintos) objetivos. Não obstante, no quadro do confronto direto, abundam pinceladas em tons encarnados.

São 67 jogos entre os dois conjuntos, com o Benfica a levar a melhor em 51 encontros. O Rio Ave logrou apenas cinco vitórias, e nenhuma no Estádio da Luz. Tarefa hercúlea este domingo para os vilacondenses, que não vencem as águias desde a temporada 17/18, na altura com uma vitória por 3-2, após prolongamento, nos oitavos de final da Taça de Portugal. Luisão, Jonas e Lionn marcaram três dos cinco golos nessa noite; com Arthur Cabral em grande forma e Marcos Leonardo à espreita da estreia, voltaremos a ter samba esta tarde?

Disputa de bola no Benfica - Rio Ave, abril de 2023. Foto: ASF/PAULO SANTOS

Benfica

É um Benfica em grande forma que vai pisar o relvado da Luz. As águias eliminaram o SC Braga da Taça de Portugal no último jogo que disputaram, fazendo cinco em cinco contra os principais rivais em Portugal (duas vitórias contra os arsenalistas, duas contra o FC Porto e uma contra o Sporting), marca de respeito para uma equipa que, até há poucos dias, se dizia em crise. Com uma exibição de gala de Arthur Cabral, a assobiadela a Roger Schmidt e a contestação ao avançado brasileiro parecem hoje memórias distantes de uma má época que ameaçou acontecer, mas que nunca saiu do papel.

Em segundo lugar com 39 pontos – a quatro do líder Sporting e com cinco de vantagem em relação aos dragões – e ainda presente em todas as provas (pese embora a descida de divisão nas competições europeias), o Benfica encontra-se no seu melhor momento da época: são já seis jogos seguidos a vencer, e apenas uma derrota nos últimos 15 jogos. Se contarmos somente com as provas nacionais, as águias não perdem mesmo desde a abertura da Liga, na altura reduzidas a dez contra o Boavista.

Os adeptos estarão expectantes para ver a estreia de Marcos Leonardo – Roger Schmidt revelou, na conferência de imprensa, que o atacante poderá ter minutos –, e quererão perceber se Arthur Cabral pode dar continuidade à excelente forma que evidenciou no último terço frente aos guerreiros do Minho.

Onze provável: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; João Neves, Kokçu; Di María, Rafa, João Mário; Arthur Cabral.

Lesionados: Alexander Bah, Bernat, David Neres, Tengstedt.

A figura: Arthur Cabral. É o jogador do momento, e começou 2024 com tudo. O avançado brasileiro teve um início complicado nas águias, com exibições que deixaram a desejar, mas parece finalmente ter encontrado a sua melhor forma. A exibição frente ao SC Braga foi fantástica, e o atacante já tinha dado antes a qualificação para os play-offs da Liga Europa, depois de um golo ao cair do pano contra o Salzburg. 

O que disse Roger Schmidt, treinador do Benfica: «Na minha opinião, o Rio Ave está muito melhor do que a classificação mostra. É uma equipa bem organizada, sempre compacta e brava, espero um jogo difícil, mas estamos preparados para isso.»

Rio Ave

Os vilacondenses vão visitar o Estádio da Luz e tentar a segunda vitória da equipa em 2024, após terem levado três pontos importantíssimos na última contra o Portimonense, na luta pela manutenção. A equipa treinada por Luís Freire ocupa a 16.ª posiçao no campeonato, com 15 pontos, e corre o sério risco de descer de divisão caso não comece a ganhar encontros.

Embora tenha vencido o último encontro, a época não tem corrido de feição para o Rio Ave. Os rioavistas têm apenas duas vitórias nos últimos 16 jogos, ou quatro vitórias desde o início da temporada. Contudo, a volatilidade na metade de baixo da tabela permite ao Rio Ave manter a esperança de permanência na Primeira Liga: o 10.º classificado, Portimonense com 18 pontos, está apenas três pontos acima da linha de água. Adivinha-se uma luta acérrima pela manutenção na segunda volta.

Onze provável: Jhonatan Luiz; Josué Sá, Aderllan Santos, Miguel Nóbrega; Costinha, Guga Rodrigues, Amine Oudrhiri, Fábio Ronaldo; Joca, Leonardo Ruiz, Emmanuel Boateng.

Lesionados: Vítor Gomes, André Pereira.

A figura: Emmanuel Boateng. O avançado ganês marcou três golos nos últimos quatro encontros, inclusive o primeiro contra o Portimonense, tendo ainda feito a assistência para o segundo. O atacante foi escolhido como o jogador do mês do Rio Ave em dezembro, e a possibilidade de os vilacondenses surpreenderem no Estádio da Luz passa muito pelo que Boateng consiga fazer.

O que disse Luís Freire, treinador do Rio Ave: «O Benfica vale pelo seu todo, pela sua identidade que construiu desde o ano passado. É uma equipa, que tem já as suas rotinas muito afinadas, muito forte com bola, com mobilidade ofensiva. No entanto, também temos de fazer o nosso jogo. Não vamos olhar só para eles, eles vão ter de olhar também para nós. Nós somos uma equipa que gosta de jogar, de provar valor, de colocar os nossos jogadores em evidência.»

Luís Freire esconde jogo e assegura que não haverá especial atenção a Rafa

13 janeiro 2024, 13:30

Luís Freire esconde jogo e assegura que não haverá especial atenção a Rafa

Técnico rioavista elogia o bom momento do avançado, mas reforça a identidade coletiva do Benfica; vinca que os encarnados irão ter de se preocupar com o Rio Ave, lembrando os jogos frente aos outros candidatos ao título; faz uma balanço dos 100 jogos; Aziz disponível, Tanlongo e Hélder Sá é segredo