Ataque em alta rotação
Simon Banza é o jogador com mais contribuições para golo da Liga. Foto: IMAGO

SC Braga Ataque em alta rotação

NACIONAL06.12.202319:23

Equipa de Artur Jorge tem três jogadores no top-5 dos que mais contribuem para golo no campeonato; Em relação ao período homólogo da época transata, os bracarenses faturaram mais seis vezes

O ataque do SC Braga tem estado em alta rotação neste primeiro terço da temporada 2023/24. Em comparação com a época passada, à 12.ª jornada, a equipa de Artur Jorge tem mais seis golos marcados (33) e, já agora, mais um ponto somado (26), sendo que também leva mais oito golos sofridos (19).

Segundo os dados do Playmaker Stats, os bracarenses têm três jogadores no top-5 dos que mais contribuem para golos no campeonato. Simon Banza, que lidera a lista de melhores marcadores (11), também é o primeiro neste ranking com 13 contribuições para golos, ou seja, aos que marcou ainda junta duas assistências.

Ricardo Horta é o terceiro desta lista, com Gyokeres (Sporting - 12) na 2.ª posição, tendo participado em nove dos golos dos arsenalistas na Liga, sendo a divisão feita em sete golos e dois passes para os seus companheiros. O outro jogador do SC Braga presente neste ranking e que fecha o top-5 (Héctor Hernández do Chaves é o 4.º - 9) é Álvaro Djaló. O avançado espanhol, está a fazer um arranque de temporada excecional e este é só mais um dado que corrubora isso mesmo. Na Liga, Álvaro leva cinco golos e três assistências.

Artur Jorge continua a preparar a deslocação a Vizela, na sexta-feira, às 15.30 horas, sendo que como principal dúvida quanto aos indisponíveis permanece o nome de Al Musrati.

Em mais um dérbi da região minhota, na 13.ª jornada, o SC Braga enfrenta este desafio com um histórico favorável. Em 15 confrontos entre ambos, os bracarenses venceram onze, empataram um e perderam três. Todas as derrotas ocorreram como visitante, sendo que a última (0-1) foi nos oitavos de final da Taça de Portugal de 2021/22. Para o Campeonato Nacional é necessário recuar 39 anos, até 1984/85, em que o Vizela ganhou por 2-1.