Atalanta-Sporting: leão empata em Bérgamo e vai ao 'play-off'
Edwards entrou na segunda parte e fez o 1-1 (Foto: Miguel Nunes)

Atalanta-Sporting: leão empata em Bérgamo e vai ao 'play-off'

NACIONAL30.11.202319:45

Italianos garantem primeiro lugar do grupo D e respetiva passagem à próxima fase, verdes e brancos terão de disputar pré-eliminatória de acesso aos oitavos

O Sporting empatou esta quinta-feira com a Atalanta (1-1), em Bérgamo, para a 5.ª jornada do grupo D da Liga Europa, e vai disputar o play-off de acesso aos oitavos de final da prova. Os italianos, líderes do grupo, garantiram o apuramento direto.

Num jogo em que os leões entraram a meio gás, a Atalanta entrou pressionante e só não fez mossa no marcador aos 7’ porque Scamacca estava em fora de jogo. Já o leão só protagonizou a primeira ameaça aos 20’: Gyokeres falhou golo por centímetros.

Três minutos depois, balde de água fria para os verdes e brancos em Bérgamo: após dois avisos, Scamacca adiantou os italianos no jogo, disparo de pé direito de fora da área que Adán não conseguiu conter.

Pese a superioridade da Atalanta, o Sporting reagiu e quase empatava antes do intervalo, mas, isolado por Gyokeres, Pedro Gonçalves não conseguiu bater Musso, rematando à figura do guarda-redes.

No segundo tempo, Rúben Amorim lançou Geny Catamo e Edwards, uma combinação entre ambos ameaçou o empate (47’), confirmado pelo inglês minutos depois (56’), assistido por Gyokeres.

A reviravolta no marcador pairou, mas Pedro Gonçalves estava em dia não: aos 67’ viu tiro bloqueado pelos dois postes, e aos 71’, sozinho, atirou ao lado. Pese a insistência leonina, o empate persistiu até final.

Recorde as principais incidências do jogo:

Final do jogo. Sporting e Atalanta empatam a uma bola.

Tempo dado pelo árbitro: 4 minutos de compensação.

89' - Lance perigoso na área do Sporting acaba sem efeito, por fora de jogo.

83' - Miranchuk dispara para defesa de Adán, a dois tempos.

76' - Miranchuk remata ao lado.

75' - Gonçalo Inácio com queixas físicas.

71' - Nova oportunidade falhada por Pedro Gonçalves: sozinho perante o guarda-redes, atirou ao lado do poste esquerdo.

67' - Incrível! O Sporting quase consegue a reviravolta, por Pedro Gonçalves, mas os dois postes negam o golo ao atacante (a bola embate primeiro no poste direito, depois no esquerdo, e não entra!)

63' - Diomandé cabeceou ao lado.

57' - Pronta reação da Atalanta quase devolve os italianos ao comando do marcador. Valeu aos leões o facto de ninguém ter emendado um cruzamento/remate da direita de Éderson.

56' - Golo do Sporting, por Marcus Edwards. O avançado inglês combinou com Gyokeres, entrou na área e de pé direito fez o empate.

49' - Scamacca desperdiça ocasião para ampliar a vantagem! Na cara de Adán, atira ao lado do poste esquerdo da baliza leonina.

47' - Servido por Catamo, Marcus Edwards tenta o empate, mas Djimsiti corta.

46' - Dupla substituição no Sporting: saem Esgaio e Trincão, entram Geny Catamo e Marcus Edwards.

Início da segunda parte.

Intervalo.

O Sporting está a perder com a Atalanta, por 0-1, com golo de Scamacca (23'), apontado três minutos antes de Gyokeres rondar o golo.

38' - Gonçalo Inácio tenta surpreender de fora da área, mas a bola sai muito por cima. Precipitado, o central.

35' - O que desperdiçou Pedro Gonçalves! Gyokeres ganhou na raça e deixou o português na cara do golo, mas o camisola 8 rematou à figura de Musso.

32' - Canto para o Sporting diretamente para as mãos do guarda-redes. Sporting com dificuldades em reagir ao golo sofrido.

23' - Golo da Atalanta, por Scamacca. Disparo de pé direito, de fora da área, bate Adán. O guarda-redes espanhol ainda toca na bola, mas não consegue travar o remate do avançado.

20' - Grande arrancada de Gyokeres quase dá golo ao Sporting! O avançado sueco correu na direção da baliza da Atalanta e por centímetros não colocou os leões na frente do marcador. A bola passou pertíssimo do poste esquerdo da baliza de Musso.

17' - Sporting dispõe do primeiro canto no encontro, Pedro Gonçalves cobra e Ricardo Esgaio remata desenquadrado.

14' - Scamacca volta a ameaçar, mas mais uma vez foi apanhado em fora de jogo.

12' - Na sequência do livre, Koopmeiners remata à baliza, à figura de Adán.

11' - Cartão amarelo para Gonçalo Inácio, por falta sobre (Atalanta). Livre para a Atalanta.

9' - Nova investida da Atalanta, desta vez interrompida por falta de Scamacca sobre Matheus Reis. Pressionam mais os italianos nesta fase inicial do encontro.

7' - Golo da Atalanta, por Scamacca, é prontamente invalidado pelo árbitro assistente, por fora de jogo. Aguarda-se decisão do VAR. Confirma-se a decisão.

5' - Lookman cobra o livre, sem perigo para a baliza de Adán.

4' - Livre lateral favorável à Atalanta, após falta de St. Juste sobre Lookman.

Começa o jogo!

Equipas entram no relvado e ouve-se o hino da Liga Europa.

A restante equipa sportinguista também aquece. Marcus Edwards junta-se aos companheiros de equipa, ele que sofreu acidente de viação na véspera do jogo e está fora do onze.

Guarda-redes leoninos já aquecem no palco do encontro.

Já são conhecidos os onzes.

Titulares do Sporting: Adán; St. Juste, Diomande e Gonçalo Inácio; Ricardo Esgaio, Hujlmand, Morita e Matheus Reis; Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves

Suplentes: Franco Israel, Diogo Pinto, Coates, Edwards, Nuno Santos, Luís Neto, Dário Essugo, Paulinho, Geny Catamo, Eduardo Quaresma e Afonso Moreira

Treinador: Rúben Amorim

Titulares da Atalanta: Musso; Scalvini, Djimsiti e Kolasinac; Hateboer, De Roon, Ederson e Ruggeri; Koopmeiners; Scamaca e  Lookman

Suplentes: Carnesecchi, Rossi, Holm, Pasalic, Muriel, Bakker, Zortea, Adopo, Bonfanti, Del Lungo, Al. Miranchuk e Cisse

Treinador: Gian Piero Gasperini

Os leões nunca venceram em Bérgamo. O primeiro duelo foi em 1963, vitória da Atalanta por 2-0, na primeira mão da 1.ª eliminatória da Taça dos Vencedores de Taças. O último foi em 1988, nova derrota do Sporting, 0-2

A delegação leonina, encabeçada pelo presidente Frederico Varandas, foi recebida pela homóloga italiana.

O Sporting visita esta quinta-feira a Atalanta, para a 5.ª jornada do grupo D da Liga Europa, com o objetivo de chegar ao 1.º lugar (ocupado pelos italianos), que garante a qualificação direta para os dezasseis avos de final da competição. Só a vitória interessa para evitar o play-off.