Artur Jorge: «Fiquei magoado e desiludido pela forma como saí do SC Braga»
Artur Jorge realizou um percurso altamente meritório enquanto treinador principal do SC Braga. (Foto: Imago)

ENTREVISTA A BOLA Artur Jorge: «Fiquei magoado e desiludido pela forma como saí do SC Braga»

NACIONAL14.04.202409:00

Artur Jorge concedeu a A BOLA a primeira grande entrevista desde que saiu do comando técnico dos arsenalistas; lamenta a forma como o processo foi conduzido e abre o livro sobre como tudo aconteceu; sem querer entrar em polémicas, entendeu ser o momento de dar as suas explicações

A sua saída do SC Braga ficou marcada por várias declarações de António Salvador, presidente do clube, a criticar a sua postura. Como reage a toda esta situação?

- Acima de tudo, fiquei magoado e desiludido pela forma como saí do SC Braga. Acho que não foi dado o devido reconhecimento aos dois anos de trabalho realizado. A minha saída foi sempre um processo transparente entre as três partes [Artur Jorge, SC Braga e Botafogo] e não compreendi a abordagem que foi feita no final do processo. Nem uma palavra de agradecimento…

Artur Jorge levou o SC Braga à conquista da Taça da Liga na presente temporada. (Foto: SC Braga)

De que forma surgiram os primeiros contactos do Botafogo? Como foi o processo negocial?

- É verdade que houve uma conversa para perceber da minha disponibilidade, algo que teria sempre de passar por um acordo com o SC Braga. Depois disso, o SC Braga foi colocado ao corrente, foi feita uma proposta e chegou-se a valores que as duas partes acordaram. Assinaram-se contratos sobre esse acordo. Isto tudo antes do jogo com o Portimonense e com o acordo de que o treinador seria libertado após essa partida. Só depois disso é que iria ser discutido o contrato entre mim e o Botafogo, tal como, de resto, veio a acontecer.

É conhecido o seu amor pelo SC Braga, algo que já assumiu publicamente em várias ocasiões. António Salvador acusou-o de colocar em causa o projeto do clube e disse também que assinou um contrato à revelia…

- Depois da proposta do Botafogo ao SC Braga eu pedi ao SC Braga para aceitar o acordo. Só para se ter uma ideia da veracidade disto que acabo de dizer, eu só assinei contrato com o Botafogo no Rio de Janeiro. Obviamente que viajei com um acordo verbal, mas o acordo no papel só foi assinado no Brasil. Colocar em causa o projeto? Deixei o SC Braga a dois pontos do terceiro lugar e ainda íamos receber o FC Porto

Mas tinha contrato com o SC Braga até 2025. Era sua intenção sair antes do final do vínculo?

- Não. De todo. Mas tinha todos os indicadores de que no final da temporada seria dispensado pelo SC Braga, mesmo tendo contrato até 2025.

Que indicadores?

- Na semana anterior, todos os jornais falavam nisso e apontavam, inclusivamente, o nome do meu sucessor, o que veio a confirmar-se. Essas notícias nunca foram por mim colocadas a circular. Quem anda no futebol, percebe como é que estas coisas funcionam nos bastidores.

Mágoa é um sentimento bem patente nas suas palavras. Porque é de Braga e do SC Braga

- Nem eu nem a grande maioria dos adeptos queria que este capítulo terminasse desta forma. Continuo a ter o máximo respeito pelo SC Braga, será sempre o meu clube, tal como terei sempre muito respeito pelos adeptos.

Um dos seus filhos [Artur Jorge, jogador do Farense] reagiu, através das redes sociais, às polémicas declarações do presidente do SC Braga sobre a sua saída. Que comentário lhe merece?

- A minha família faz parte das minhas decisões. Nesse caso, o meu filho reagiu com sentimento e com verdade.