Taça da Liga Artigo de Pedro Proença: Parabéns ao novo campeão de inverno
Em 2015, quando assumi a presidência da Liga Portugal, um dos principais objetivos da Direção que me acompanhou foi o da revitalização da Taça da Liga. Hoje, quase oito anos depois, é um grande orgulho observar uma Allianz Cup estabelecida no nosso calendário, uma marca do nosso Futebol e um veículo de promoção do nosso Talento.
Hoje é dia de congratular o FC Porto, o novo Campeão de Inverno 2022/2023, pela conquista da 16.ª edição da Allianz Cup, ontem, diante do Sporting CP, formação que temos de destacar pelo fantástico percurso na prova, e que deu brilho à vitória do FC Porto, o novo Campeão de Inverno. Não podemos deixar de salientar as campanhas magníficas de FC Arouca e Académico de Viseu que, com todo o mérito, chegaram com todo o mérito a uma presença inédita na Final Four. Ver a festa dos Adeptos de ambos a puxarem pelas equipas nas meias-finais será algo para recordar.
A grande final de ontem foi o último de 63 encontros de uma maratona que principiou em novembro. O Mundial-2022 colocou-nos uma ameaça no horizonte, a da possibilidade de termos equipas sem competição durante seis semanas, a meio da época. A decisão de reformular o formato anterior, de 37 partidas, para o modelo desta temporada, foi uma aposta completamente ganha, uma estratégia impossível de alcançar sem a colaboração das 34 Sociedades Desportivas, que logo responderam ao nosso desafio. Assegurámos essa competição, o público não perdeu a ligação aos Clubes e o nosso parceiro ganhou visibilidade suplementar. Fomos a única liga das principais europeias a não parar por completo, e os elogios recebidos pelos treinadores mostraram-nos que a nossa estratégia foi acertada.
Organizar uma competição desta dimensão não é possível sem o apoio e colaboração de vários agentes. Desde logo os Clubes, que sempre manifestaram a vontade de consolidar a Taça da Liga no nosso calendário e aproveitar mais este espaço competitivo para exibir Talento. A mudança para o formato Final Four tornou-a mais atrativa para Clubes, operadores e parceiros. É com orgulho que a Taça da Liga é, hoje, a Allianz Cup, e esta ligação mostra como o Futebol pode andar de mãos dadas com os patrocinadores. Depois de edições no Algarve e Braga, Leiria recebeu a terceira edição da Final Four. O sucesso da Fan Zone e das várias atividades para os Adeptos proporcionaram uma semana diferente em Leiria. Não posso deixar de agradecer, publicamente, à Câmara Municipal de Leiria e aos leirienses pelo entusiasmo. É com orgulho que estaremos, em 2023/2024, de novo em Leiria para mais uma Final Four.
Não posso, nesta altura, deixar de salientar o fórum privilegiado que a Final Four possibilita. Nesta semana, além da reunião de Direção da Liga, a Comissão de Diálogo Social reuniu-se, com ANTF, APAF e Sindicato de Jogadores unidos no desenvolvimento do Futebol Português, e a constituírem um júri comum na atribuição de galardões Thinking Football Summit. Também organizámos a terceira edição do Fórum das Associações, que juntou o Futebol Profissional e o Futebol Amador à mesma mesa, com o compromisso de duas reuniões anuais e maior interligação entre a base do futebol e o topo da pirâmide.
O pós-2024, com as mudanças nas provas da UEFA, vai trazer novos desafios às ligas domésticas, com redução do número de jogos obrigatória para aligeirar a carga das equipas, sem perder a nossa competitividade na UEFA. A última Cimeira de Presidentes validou a redução do formato da Allianz Cup apenas para a Final Four, alteração que será votada e regulamentada a partir de 2024/2025. O nosso Talento é, hoje, procurado por outros mercados e a internacionalização da prova é uma oportunidade que pode não surgir tão cedo. Qualquer que seja o local onde seja jogada, a Allianz Cup está hoje estabelecida no nosso calendário. E está a ser um prazer acompanhar o seu crescimento. Parabéns ao FC Porto, o novo Campeão de Inverno!