Arthur Cabral: do inferno ao céu
Já seriam duas da manhã de sábado, umas boas horas depois do incidente com adeptos na garagem do Estádio da Luz depois do empate com o Farense, e Arthur Cabral, sem conseguir dormir, ainda ligava para um elemento da estrutura do Benfica, pedindo desculpa do gesto obsceno. O mal estava feito e, ainda sábado, o avançado brasileiro de 25 anos partilhou, arrependido pelo comportamento, um vídeo nas redes sociais a pedir desculpa, então, aos benfiquistas.
O gesto de Arthur Cabral apanhou de surpresa jogadores, treinadores e estrutura de futebol profissional. Todos aqueles, no fundo, que conhecem Arthur Cabral. Que tiveram contacto com ele desde que foi contratado, no verão, por €20 milhões, para substituir Gonçalo Ramos.
O avançado é estimado, na Luz e no Seixal, por ser educado e tranquilo, alguém que amadureceu na Europa com as experiências no Basileia e na Fiorentina, antes de chegar ao Benfica. Integrou-se muito bem no grupo, fala inglês, italiano e um pouco de alemão, mantém boa relação com todos os companheiros, como atestam as reações deles quando marcou em Salzburgo, mas também em Arouca e no Açores. Com Casper Tengstedt e Petar Musa, concorrentes, prevalece o respeito.
O CALCANHAR DE ARTHUR CABRAL 💫
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 12, 2023
🤩 @ChampionsLeague | @RedBullSalzburg 1 x 3 @SLBenfica#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/JZ15Zm6s10
Muita lenha para queimar
Arthur está consciente de que o episódio na garagem da Luz trouxe mais pressão. Como se os €20 milhões que o Benfica pagou por ele, as dificuldades de afirmação na equipa e os poucos golos (só três) não fossem suficientes. Mas o avançado mantém a confiança de que vai triunfar, que vai dar a volta à situação e a vontade de corresponder às expectativas só aumentou depois do gesto insultuoso e do golo marcado ao Salzburgo. Homem de família, tem recebido o apoio dos pais, muito presentes na vida dele, e da namorada. O avançado confessou a pessoas próximas que o presente e o futuro dele estão no Benfica e que há muita lenha para queimar.
Titular em Braga
Arthur Cabral foi a segunda opção de ataque de Roger Schmidt no jogo com o Salzburgo. Tengstedt não correspondeu às expectativas e foi substituído ao intervalo por Musa. O treinador alemão quererá aproveitar, como fez com Tengstedt, o efeito emocional do jogo. Mas o brasileiro, mais físico e forte que o dinamarquês, também se adequa à estratégia de jogo no Minho.
E, por outro lado, Arthur Cabral sabe bem o que é marcar ao SC Braga. Na época passada, pelos italianos, foi o carrasco dos bracarenses no play-off de apuramento para os oitavos de final da Liga Conferência.
Arthur Cabral fez o que quis e marcou o terceiro 🟣⚪#sporttvportugal #CONFERENCEnaSPORTTV #ConferenceLeague #SCBraga #Fiorentina #ArthurCabral pic.twitter.com/eJdKw531IZ
— sport tv (@sporttvportugal) February 16, 2023
Arthur Cabral bisa aos noventa 🟣⚪#sporttvportugal #CONFERENCEnaSPORTTV #ConferenceLeague #SCBraga #Fiorentina #ArthurCabral pic.twitter.com/14CyNB06Oa
— sport tv (@sporttvportugal) February 16, 2023
Os viola ganharam em Braga por 4-0, na primeira mão, com dois golos de Arthur Cabral. O primeiro foi espetacular: após um lançamento lateral, tocou com o peito, deu um toque na bola, escapando à pressão de Paulo Oliveira, Castro e André Horta, e disparou para o terceiro golo. Marcaria o quarto, este mais fácil, ao desviar um cruzamento da direita de Ikoné.
Arthur Cabral marca e Fiorentina na frente! 🟣⚪#sporttvportugal #CONFERENCEnaSPORTTV #ConferenceLeague #Fiorentina #Braga #ArthurCabral pic.twitter.com/RIasrHLlE3
— sport tv (@sporttvportugal) February 23, 2023
Em Florença, na segunda mão, assinou o golo da vitória (3-2) — após um cruzamento da direita de Bonaventura, esticou-se, antecipando-se a Paulo Oliveira, e finalizou o lance.
A reconciliação total com os adeptos, sabe Arthur Cabral, pode ainda não estar completa. Para isso acontecer e para justificar também a aposta em mudar-se para a Luz, o avançado brasileiro só pensa numa coisa — voltar a marcar. E Arthur Cabral acredita que vai dar certo.