Amorim confirma regresso e uma ausência até final de época
Ruben Amorim confirmou esta quarta-feira que André Onana vai regressar à baliza do Manchester United no jogo frente ao Lyon, quinta-feira.
O treinador português terminou com a dúvida de forma categórica logo a abrir a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com os franceses, da segunda mão dos quartos de final da UEFA Europa League. «Sim, Onana vai jogar amanhã», disse, e explicou: «Penso que, como antigo treinador e jogador, tento fazer coisas que possam ajudar um jogador nesta situação. Falamos de gerir os jogadores fisicamente, mas também temos de os gerir mentalmente. No fim de semana achei melhor o André ficar fora e jogar o Altay. Esta semana, a minha ideia foi pôr o Onana a jogar.»
🗣️ "Onana will play tomorrow!"
— Sky Sports News (@SkySportsNews) April 16, 2025
Ruben Amorim confirms who will be in goal for Manchester United tomorrow against Lyon 🔴 pic.twitter.com/UB9oR0Ngur
Amorim disse ainda que tomou a decisão conjunta com o treinador de guarda-redes, Jorge Vital: «Claro que temos conversas. Mas tenho os meus feelings como treinador e como antigo jogador. Faço a avaliação da mesma forma que faria com outros jogadores. Mas o Jorge Vital tem um papel importante na minha decisão.»
Penso que, como antigo treinador e jogador, tento fazer coisas que possam ajudar um jogador nesta situação. Falamos de gerir os jogadores fisicamente, mas também temos de os gerir mentalmente
«Antes de mais, o André provou no passado que é um excelente guarda-redes, ganhou muitos troféus. Mas há sempre períodos na carreira em que há altos e baixos. Neste momento, ele deve estar a sentir que tudo está a correr contra ele. Jogar à frente do André é ótimo; tenho confiança nele. Todos sabemos que ele é um excelente guarda-redes», completou.
Pressionado sobre se também tem de reforçar a posição de guarda-redes, Amorim impôs-se: «Vocês escolhem as perguntas, eu escolho a resposta. A minha resposta é que temos de melhorar todas as posições no campo. O guarda-redes é o mesmo, podemos trabalhar com o André.»
Recorde-se que depois de uma exibição que comprometeu em França, na primeira-mão, Amorim deu descanso ao guarda-redes e não o convocou para o jogo de domingo com o Newcastle (1-4), dando a titularidade a Altay. Agora Onana regressa.
Por outro lado, Amorim confirmou o pior cenário para Joshua Zirkzee: «O Jshua está fora, não vai jogar mais esta época. Temos de o preparar para a próxima. É difícil para qualquer jogador parar, mas é o futebol. Ele tem de estar pronto para recuperar.»
Amorim falou ainda dos outros lesionados: «O Matthijs [De Ligt] vai regressar. O Ayden [Heaven] tem uma pequena contratura. O Jonny Evans está de volta aos treinos, mas não está de volta para este jogo. Amad não está pronto para este mês, mas espero tê-lo para esta época.»
(atualizado às 13h56)