Álvaro Pacheco: «A última derrota do Sporting, na Liga, foi aqui porque fomos Vitória»
Álvaro Pacheco, treinador do V. Guimarães (FOTO: Vitória SC)

Álvaro Pacheco: «A última derrota do Sporting, na Liga, foi aqui porque fomos Vitória»

NACIONAL20.04.202413:24

Treinador antecipa dificuldades na deslocação ao Estádio José Alvalade, este domingo às 20.30 horas, na 30.ª jornada da Liga; capítulo da Taça de Portugal está fechado e o objetivo é vencer no terreno do líder; Bruno Varela de regresso ao onze.

Como sente a equipa, depois do capítulo fechado na Taça, restam cinco jogos para o final e agora há a deslocação ao reduto do Sporting?

- Acabou um capítulo de uma coisa que queríamos, mas no dia a seguir o foco já estava no campeonato, faltam cinco jogos e se queremos fazer história e escrever uma página bonita para este clube, temos de ir à procura do que é melhor para nós. Vamos jogar em casa do líder que tem demonstrado muita qualidade ao longo do campeonato. Vamos ver como o jogo irá decorrer, da forma como vamos ser capazes de entrar no jogo e de ir à procura dos três pontos.

O Vitória já deu provas suficientes, com o triunfo na 1.ª volta, no Estádio do Dragão e com o empate com o Benfica de que pode criar dificuldades em Alvalade?

- Aquilo que temos vindo a demonstrar ao longo do campeonato é que quando somos Vitória e olhamos para o jogo como uma oportunidade de podermos ser felizes, as coisas correm melhor. Temos de olhar o adversário olhos nos olhos, o oponente é complicado, com certeza, com um estádio cheio, mas os nossos jogadores também gostam pois estão habituados a jogar assim em casa. A última derrota do Sporting foi aqui connosco e porque fomos Vitória. Temos de ser compactos e fechados, pois o Sporting ataca bem o espaço e com bola temos de ser corajosos e  capazes de ferir o adversário. Não termos medo de ter a bola.

Bruno Varela está de regresso ao onze? Tem dores de cabeça para compor o lado esquerdo?

- Não são tão boas as dores de cabeça, mas o Afonso recuperou e está disponível. O Bruno Varela vai regressar, já tinha dito que iam jogar os dois até ao fim e amanhã o Bruno vai ser titular.

O Sporting está a três vitórias do título e o V. Guimarães está na luta pelo 3.º lugar, como é que estes objetivos entram no jogo?

- Sabemos que se ganharmos estes cinco jogos que faltam estamos mais perto de chegar ao 3.º lugar. Sabemos que a nossa classificação final vai passar pelo que vamos fazer nestes cinco jogos. O que tenho transmitido aos meus jogadores é que não podemos chegar ao final dos jogos com a sensação de que podíamos ter dado mais. Temos de dar tudo.

De que forma a preparação para este jogo é diferente da que fez para os jogos com o FC Porto, por exemplo?

- O Sporting tem dinâmicas diferentes, começando logo pela linha de cinco e a forma como atraem o jogo para o interior e com muita variabilidade, pois também aproveita bem os corredores laterais. Temos de ser muito criteriosos, sem precipitações, saber quando saltar para a pressão e muito importante vão ser os duelos. Temos de ganhar os duelos individuais.

A equipa ficou algo abatida após a eliminação na Taça de Portugal?

- No final do jogo foi o sentimento geral, pois foram dois encontros muito equilibrados e podiam ter caído para o nosso lado. É um capítulo fechado e não adianta lamentar, pois temos que olhar para a frente.

Menos um dia de descanso que o Sporting, pensa que isso pode ter alguma influência nesta partida?

- Tivemos alguns jogos seguidos, mas é o que nós gostamos, temos alguns jogadores que com o quinto amarelo não vão estar disponíveis, mas também sabemos que vamos ter de fazer algum tipo de gestão, pois há que ter cuidado com alguns problemas. Tenho a certeza  que quem entrar vai dar resposta.

Para além dessas alterações forçadas, o que se tem passado com o médio Zé Carlos que tem sido muito pouco utilizado?

- Tem a ver com o processo de crescimento da equipa e o que o Zé tem de fazer é continuar a trabalhar e a evoluir. Toda a equipa evoluiu e subiu de nível, tem de continuar a crescer e esperar pela oportunidade.

Acha que o Sporting está mais pressionado para este jogo, pois pode estar mais nervoso com a exigência de ganhar em busca do título?

- Sim, a pressão maior está do lado do Sporting, também temos a nossa para querer ganhar. O Sporting sabe que se ganhar está mais perto do título. Mas, se formos Vitória estamos mais perto do sucesso. É nisso que os meus jogadores têm de acreditar.

A campanha que a equipa tem efetuado tem despertado o interesse nos jogadores do V. Guimarães, mas também em si. Que comentário tem ao alegado interesse nos seus serviços?

- Essas associações feitas aos jogadores e a mim devem-se ao trabalho que temos realizado. O foco é no jogo de amanhã e é nesse sucesso que temos de estar concentrados.