A reação do Portimonense às acusações de racismo do Armacenenses
Imagem: SC Portimonense

A reação do Portimonense às acusações de racismo do Armacenenses

NACIONAL13.02.202413:21

Algarvios refutam todas as acusações, lançam um comunicado e apresentam uma queixa formal

Depois de uma denúncia do Armacenenses contra o Portimonense a propósito de um alegado caso de racismo e xenofobia num jogo de sub-15 de futebol feminino, disputado no sábado, a contar para a 16.ª ronda do sub-15 relativo à AF Algarve, o Portimonense reagiu na manhã desta terça-feira com uma versão oposta.

O emblema de Portimão refuta as acusações, fala em «publicações falsas» e recorre mesmo aos relatórios da PSP e a imagens do jogo e de convívio entre as atletas no final do jogo. O presidente do Armecenenses, Marco Costa, terá descrito alguns insultos racistas, com a equipa a ponderar abandonar o campo.

«Vimos por este meio apresentar uma queixa formal ao Clube de Futebol Os Armacenenses por publicações falsas e caluniosas para com o Portimonense Sporting Clube. Acusações falsas que atingiram proporções de propagação de informação nacional», diz o Portimonense, denunciando «a falta de verdade do que foi comunicado pelo Clube de Futebol Os Armacenenses».

«Nem o relatório do árbitro nem da parte da autoridade presente (PSP) foi relatado qualquer incidente. Foi um jogo tranquilo como é fácil de constatar na visualização do vídeo, inclusive após o final do jogo algumas jogadoras do Armacenenses ficaram para uma festa de anos de uma jogadora do Portimonense realizada no campo do Portimonense como podemos comprovar com fotos. Assim, consideramos esta questão só poderá concluída com um pedido de desculpas público do Armacenenses da mesma forma que foi divulgada primeiramente, compreendemos que alguém poderá ter prestado informações falsas que deram origem a este equívoco, mas o bom nome e imagem do Portimonense deverá ser reposto.»

Portimonense publica uma fotografia para comprovar o convívio entre as atletas no final do jogo

Os algarvios publicaram entretanto um comunicado no seu site oficial onde voltam a refutar todas as acusações e em que mostram a transmissão do jogo.