Treinador leonino afirmou que o sueco está disponível, ao contrário do internacional português, que ainda não tem data para regressar

A BOLA revela: a data (e adversário...) para o regresso de Pedro Gonçalves

Médio estaria apto para poder somar minutos no arranque de março mas leões não querem correr riscos e regresso será mesmo só após a pausa FIFA para as seleções. Vai ainda falhar três jogos (Estoril, Casa Pia e Famalicão) e entrará nas contas na deslocação à Amadora, na jornada 27, marcada para 30 de março

Finalmente uma... boa notícia. Pedro Gonçalves está perto de regressar aos relvados. Depois de vários meses em silêncio — médio lesionou-se a 10 de novembro do ano passado em Braga, jogo de despedida de Ruben Amorim — o internacional português, de 26 anos, esclareceu hoje algumas das dúvidas (e polémicas...) sobre o atual estado físico. E as notícias foram as... melhores.

«Olá, sportinguistas. Quero deixar só aqui uma mensagem para acabar um pouco com a situação da minha lesão. Infelizmente tive uma lesão no tendão e não é assim tão fácil de recuperar. Precisei de bastante tempo para ficar sem dores e agora de ginásio para voltar a ter um tendão forte. Dentro de nada estou no relvado e acreditem que ninguém quer tentar ajudar mais a equipa do que eu, mas o importante neste momento é ficar bem e saudável. Um abraço a todos», pode ler-se numa mensagem publicada no Instagram, que mereceu a reação de milhares de adeptos.

Após esta publicação, na qual Pedro Gonçalves abordou pela primeira vez o problema que o afastou dos relvados grande parte da temporada, ficou apenas uma questão por responder: afinal quando será a data desse regresso anunciado para «dentro de nada»?

Pois bem, ao que A BOLA apurou, essa data já se encontra bem definida entre os responsáveis clínicos leoninos. E até poderia acontecer dentro de pouco mais de uma semana, no arranque de março, dados os sinais positivos da condição física apresentada pelo jogador nos últimos dias. Ainda assim, o Sporting, de forma a não correr riscos de uma recaída, de um regresso prematuro numa fase de exigência máxima na época, vai manter o programa de reabilitação física mais alguns dias. Contas feitas, ao que foi possível apurar, o Sporting conta ter Pedro Gonçalves nas melhores condições (e pronto para entrar na equipa) depois da próxima pausa FIFA para as seleções.

Os quatro jogos que ainda vai falhar

Dessa forma, analisando o calendário, Pedro Gonçalves deverá reentrar nas contas de Rui Borges na partida com o Estrela da Amadora, jornada 27, na Reboleira, marcada para dia 30 de março. Assim sendo, Pedro Gonçalves só falhará mais quatro jogos: Gil Vicente, Estoril, Casa Pia e Famalicão.

Pedro Gonçalves ainda pode ser importante nas contas finais do campeonato (IMAGO)

Rumores de doping obrigaram a reação

Este esclarecimento de Pedro Gonçalves surgiu, de resto, na sequência de rumores apontados por publicações nas redes sociais de que teria acusado positivo num teste antidoping. O médio dos leões reagiu e na mesma publicação onde deu conta deste iminente regresso deixou uma nota adicional.

«Vários familiares meus já me mandaram fotos de uma conta que anda a publicar que acusei no doping. Bloqueiem e não deem visualizações a essa gente», apelou o internacional luso que teve um arranque de época muito auspicioso. O camisola 8, antes dessa paragem em novembro do ano passado, contava com cinco golos e seis assistências em 12 partidas pelos leões, um registo que ainda o coloca entre um dos que apresenta melhor rendimento ofensivo no plantel.