Moreirense-Sporting, 2-1 A análise de Duarte Gomes: dúvidas no cartão no penálti sobre Gyokeres
Boas análises nos lances mais relevantes da partida
António Nobre, árbitro internacional da AF Leiria, deslocou-se até Moreira de Cónegos para dirigir o jogo inaugural da jornada 13, que colocou frente a frente Moreirense e Sporting. O lisboeta Hélder Malheiro desempenhou a função de videoárbitro.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
6' Bola tocou no árbitro, jogada por um jogador do Moreirense. António Nobre interrompeu a partida e recomeçou-a com bola ao solo para a mesma equipa.
9' Foi indiscutível a decisão do árbitro de Leiria ao assinalar pontapé de penálti para a equipa forasteira, na sequência de infração muito clara de Marcelo sobre Gyokeres. O central brasileiro puxou e depois derrubou o adversário após este ganhar a frente do lance e colocar-se na cara de Kewin. Nobre terá entendido ter havido tentativa de disputar a bola ou apenas um ataque prometedor. A primeira interpretação é aceitável, a segunda não: o atacante sueco tinha tudo para marcar golo se não fosse rasteirado de forma irregular.
12' Gonçalo Inácio perdeu o tempo de entrada à bola, acabando por derrubar Madson quando este se preparava para criar perigo junto à área adversária. O amarelo foi bem exibido. Do respetivo pontapé livre nasceu o golo da igualdade.
13' Dinis Pinto estava em posição legal quando Alan cruzou da direita. O golo do Moreirense foi bem validado pela equipa de arbitragem.
35' Segundo golo da equipa da casa marcado por Schettine, na sequência de erro defensivo do adversário. Tudo certo.
42' Fora de jogo assinalado ao ataque do Moreirense assinalado no momento certo. A bola ficou entretanto na posse da equipa lisboeta que tinha todas as condições para sair a jogar. Esteve bem António Nobre ao não interromper a partida.
45' Matheus Reis foi sancionado por fora de jogo à esquerda do ataque da sua equipa. No limite mas aparentemente bem.
45+1' Cartão amarelo por exibir a Matheus Reis, após obstrução antidesportiva a Dinis Pinto. O lateral usou corpo e sobretudo braço no peito/pescoço do avançado para travar a sua progressão sem que a bola estivesse em disputa.
50' Demasiados braços na marcação entre Marcelo e Gyokeres. Primeiro agarraram-se mutuamente, depois o central puxou a camisola do adversário (sem afetar a sua continuidade na jogada), a seguir o sueco atingiu a cara do defesa de forma bem mais ostensiva e por último a bola tocou no ombro esquerdo e não braço do capitão do Moreirense. Conclusão mais importante: não houve motivo para pontapé de penálti.
55' Dinis Pinto desviou (ainda que ao de leve) a bola que estava na posse de Gyokeres e sem cometer infração para penálti. A queda do sueco foi opção para obter o benefício maior. Lance bem analisado na área dos visitados.
66' Entrada por trás, sem bola, fora de tempo e antidesportiva de Fabiano sobre Geny Catamo devia ter sido sancionada com advertência.
81' Amarelo bem exibido a Ismael após entrada negligente sobre Hjulmand. Decisão indiscutível.
89' Kewin jogou a bola a duas mãos e na sequência atingiu a cabeça de Harder, que disputou o lance com aquele. Esteve bem o árbitro de Leiria ao nao assinalar pontapé de penálti.
90+4' Harder foi bem sancionado por fora de jogo após lance de ataque do Sporting.