Morreu o cineasta António-Pedro Vasconcelos
António Pedro Vasconcelos (Foto: António Azevedo/ASF)

Morreu o cineasta António-Pedro Vasconcelos

DIVERSOS06.03.202410:20

Realizador tinha 84 anos

O cineasta António-Pedro Vasconcelos morreu aos 84 anos, informou esta quarta-feira João Soares através de uma publicação nas redes sociais.

«Recebo com grande tristeza a notícia da morte de António Pedro Vasconcelos. Admirava-o muito como cineasta, a obra que nos deixa é notável. Também como cidadão cujas opiniões respeitava, e muitas vezes seguia. Um homem de esquerda, desde quase sempre próximo do PS. Teve um papel muito importante na campanha presidencial do meu pai em 1986. Foi amigo e apoiante sem falhas de Mário Soares, sempre. A honrar a sua memória aqui fica aquele trecho da letra do inesquecível Rock da Liberdade que escreveu em 1986: "Para nós só há a Liberdade..." À sua família os meus sentidos pêsames. Honra à memória de António Pedro Vasconcelos», lia-se na nota do político.

Além de ligação à política, tendo participado na candidatura de Mário Soares às eleições presidenciais de 1986, o realizador era também conhecido adepto do Benfica, tendo integrado alguns momentos da vida do clube da Luz.

Cineasta num jantar de apoio à recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica, em (Foto: João Santos/ASF)

O Benfica reagiu entretanto à notícia da morte do cineasta, recordando «um homem da cultura e de benfiquismo devotado e sem limites»:

«O Sport Lisboa e Benfica endereça as suas mais sentidas condolências à família do nosso sócio António-Pedro Vasconcelos, um homem da cultura e de benfiquismo devotado e sem limites. A morte de um dos cineastas portugueses de maior reconhecimento deixa a cultura portuguesa mais pobre. Com 84 anos, António-Pedro Vasconcelos era sócio do Sport Lisboa e Benfica, tendo exercido uma atividade pública notória na defesa do prestígio, da reputação e da imensa grandeza do nosso clube, com um posicionamento independente, crítico e apaixonado. À família e amigos, o Sport Lisboa e Benfica manifesta solidariedade e presta homenagem neste momento difícil.»

Notícia atualizada às 11.35 horas

Tags: