Opinião Sporting passa a bomba ao Benfica

OPINIÃO04.03.202511:23

Liga portuguesa entra na fase do jogo da 'bomba-relógio' que passa de mão em mão. Sporting passou-a ao Benfica. FC Porto e SC Braga também estão de olho nos dois primeiros lugares

Conhecemos, todos, aquele jogo em que o detonador da bomba está em contagem descrescente e os jogadores vão passando o objeto de uns para os outros até que ela, inevitavelmente, rebentará nas mãos de um. O campeonato nacional está mais ou menos assim, mas parece claro, com o andar das jornadas, que há dois candidatos ao primeiro lugar e quatro aos dois primeiros lugares. Parece complicado? Nem por isso: pela oscilação que já se tem visto, podemos esperar quase tudo desta Liga, mas a história mostra-nos que haverá neste momento dois grandes candidatos ao título nacional — Sporting e Benfica — e dois candidatos formais ao segundo lugar, que este ano é o último que dá lotaria de UEFA Champions LeagueFC Porto e SC Braga.

Na gestão de expectativas e probabilidades, e pondo sempre a salvo quaisquer surpresas ainda maiores a que possamos assistir, temos, a dez jornadas do fim, os dois rivais de Lisboa em luta acesa pelo primeiro lugar. O que não quer dizer que um não possa cair para terceiro no final das contas. E aí entram as esperanças de FC Porto e SC Braga, na esperança de que um dos outros dois vacile muito e abra a porta da UEFA Champions League via segundo lugar. Será mais difícil vacilarem os dois, portistas e bracarenses sabem-no. Mas não vão atirar a toalha ao chão, e mal seria que por exemplo o FC Porto, a seis pontos do primeiro, assumisse que dificilmente lá chegará. Vai fazer o seu papel e morder os calcanhares aos adversários.

Sporting e Benfica andam numa roleta de resultados, calendários e lesões. Com a vitória sobre o Estoril, os leões dormiram no primeiro lugar e se forem vencendo os seus jogos aí estarão até final do mês, altura em que o Benfica acerta o calendário com o Gil Vicente. Ou seja: hoje a bomba está nas mãos do Benfica, mas qualquer escorregadela leonina em março fá-la-á passar de lado na Segunda Circular.

Se o Sporting, aparentemente de novo munido de Gyokeres — de longe o jogador mais desequilibrador em Portugal — retomar uma linha de vitórias, obrigará o Benfica a visitar Barcelos com a tal bomba na mão. E aí se verá o que farão com ela Pavlidis, Di María e companhia, os outros grandes desequilibradores em Portugal, mais a sua luxuosa companhia.

O SC Braga, entretanto, perdeu mas não dorme. O FC Porto vai em duas vitórias seguidas fora de casa na Liga e está claramente a acordar. Vêm aí dois meses e meio de decisões. Mais centímetro menos centímetro, terão sucesso os melhores.