Otamendi e Gyokeres voltarão a ser protagonistas de um grande duelo (Foto: IMAGO)
Otamendi e Gyokeres em duelo

O dérbi também é feito de 'mind games'

Aspeto mental será decisivo no dérbi; do impacto da reviravolta em Alvalade à mensagens de confiança que podem servir de combustível ao rival. Este é um jogo para vender ao mundo inteiro

Decorridos 10 meses de competição já não há segredos de parte a parte: Otamendi e António Silva conhecem todos os movimentos do fenómeno Gyokeres, Florentino sabe que terrenos pisa Hjulmand, Debast e Morita já decoraram a maneira de jogar de Aursnes e Kokçu, Gonçalo Inácio e Diomande têm perfeita noção dos ângulos mortos onde Pavlidis gosta de se meter para marcar golos decisivos. Mais do que nunca, este dérbi vai decidir-se pela capacidade mental de cada uma das individualidades e também pela forma como cada treinador vai gerir as expectativas do plantel nos dias que antecedem o grande jogo.

É impossível afirmar quem estará mais forte nesse capítulo. Por um lado, as águias têm a grande vantagem de jogar em casa e o jogo da época passada mostrou que a Luz tem o poder de virar um dérbi para a equipa mais fraca (um Benfica de Roger Schmidt já em fase decrescente capaz de uma reviravolta no tempo de compensação diante de um Sporting superior de Ruben Amorim); por outro o leão tem a seu favor o facto de poder jogar com dois resultados para depender apenas de si para ser bicampeão (o empate serve-lhe para depois ganhar em casa ao V. Guimarães de onde saiu... Rui Borges).

Ninguém, em bom rigor, consegue dizer qual das situações é a melhor, ainda que seja fácil cair na tentação de imaginar um leão mais confiante depois da incrível reviravolta frente ao Gil Vicente. É verdade que ambas as equipas venceram os seus  jogos por 2-1, mas é diferente, do ponto de vista anímico, virar um resultado indo ao fundo da alma ou ter ficado perto de ceder um empate no Estoril depois de estar a ganhar por 2-0, no segundo jogo consecutivo em que Trubin foi salvador.

É possível perspetivar um moral elevado com a energia, alegria e celebração do Sporting após o golo de Eduardo Quaresma, mas também será fácil imaginar como o Benfica vai capitalizar imagens e mensagens do rival como combustível, seja a tarja dos adeptos a pedir para apagar a luz ou ver Conrad Harder a exibir um cachecol com a frase Sporting campeão bem alto.

A tática e a estratégia serão importantes, como em qualquer jogo, mas estes pequenos jogos mentais poderão representar um papel decisivo antes e durante a partida. Saber quem respira mais saúde é a pergunta do milhão de euros e é por este motivo que este não deve ser um dérbi só para português ver, mas para o mundo inteiro. Saibam todos vendê-lo como produto premium.

Vídeos sugeridos: