Na Luz assobia-se até antes do jogo!
Roger Schmidt junto ao banco de suplentes no Estádio da Luz. Foto: IMAGO/Maciej Rogowski

Na Luz assobia-se até antes do jogo!

OPINIÃO29.02.202407:30

Quererão os benfiquistas que assobiam na Luz o seu treinador despedi-lo na fase crucial da temporada? Parece. Talvez não. Se calhar, apenas contestar as suas opções, vaiando, e desde logo desestabilizando

NA Luz assobia-se a Roger Schmidt antes sequer do jogo começar. Apupa-se das bancadas ao conhecer-se o onze. Basta para um estádio que deveria ser a casa, o refúgio e uma arma inalienável do anfitrião, tornar-se-lhe hostil.

O treinador que devolveu o Benfica aos títulos na Liga após três temporadas de jejum, que convenceu pelo mérito de ter sabido construir uma equipa, coesa, solidária, na época seguinte não serve. Está a mais.

Quererão os benfiquistas (perdão, às dezenas de milhares que assobiam no estádio e a incontáveis que apupam nas redes sociais, nas ruas, por aí…) despedir o seu treinador na fase crucial da temporada? Parece. Talvez não. Se calhar, apenas contestar as suas opções, vaiando, e desde logo desestabilizando. Não se sabe se a Schmidt, mas com certeza aos jogadores. Isso é certo. Logo, muito pouco sensato dos benfiquistas. Aqueles que acham que percebem o que veem, de futebol. Não percebem. Só querem saber se a equipa ganha, não apreciam o espetáculo não o tentam perceber. É o mal do adepto português do desporto-rei, mas também do desporto em geral.

Aguarde-se pelo final da época para avaliar o mérito ou o demérito das equipas e dos seus treinadores, em último caso dos dirigentes. Porque nenhum está acima da crítica. Bem fundamentada. No caso do Benfica, que fique registado: se perder Liga e Taça, porque ninguém acreditará que poderá almejar a Liga Europa, a jogar assim, sem que seja uma equipa, será uma época fracassada.

A equipa que Schmidt soube criar em 2022/23, e este ano, devido a estratégia de contratações (de supressões dos transferidos) falhada, ainda não existiu. Porque os quem chegaram no início não são jogadores à Schmidt, que é treinador de equipa sem estrelas, mas de jogadores de equipa. Mas daí ao treinador (e a equipa, que não escapará) ser vaiado no seu próprio estádio…