Viktor Gyokeres tem contrato até 2028 (Foto Maciej Rogowski/IMAGO) - Foto: IMAGO

Gyokeres: saída parece uma inevitabilidade

Sporting e Arsenal estão condenados a entender-se

Está a compor-se para ser uma das novelas do verão, mas talvez o último capítulo chegue antes de agosto. A saída de Gyokeres do Sporting parece uma inevitabilidade, e parece até inevitável que saia para o Arsenal, dos interessados no sueco o clube com melhores condições financeiras para satisfazer os interesses do Sporting e também aquele que mais agrada ao ponta de lança que nos últimos dois anos tomou de assalto Portugal.

O sueco não é o único nome em cima da mesa dos gunners — que têm há muito Sesko referenciado, mas o esloveno do RB Leipzig estará mais perto do Bayern do que de Londres. O que cria as condições ideais para o Arsenal, órfão de ponta de lança, fazer um esforço pelo homem da máscara. Resta saber até onde está disposto a ir e até onde está o Sporting disposto a baixar.

Há dias escrevi que, a ser verdade o compromisso de deixar Gyokeres sair no verão por 60 milhões de euros mais 10 de bónus, Frederico Varandas estava de mãos atadas. O presidente do Sporting, entretanto, desmentiu a existência desse acordo e garantiu que o valor foi sugerido pelo empresário do sueco, em setembro, mas que a SAD não se comprometeu.

Mas anteontem o empresário do jogador garantiu ter provas escritas de que o Sporting havia prometido a Gyokeres libertá-lo por esse valor neste verão...

A ser verdade que o compromisso não existe, Varandas está... com as mãos atadas à mesma, mas talvez possamos considerar o nó um pouco mais frouxo. No essencial: Gyokeres está doido por embora, exista ou não compromisso escrito está convencido de que essa promessa era válida e o Sporting forçar a permanência tem tudo para dar errado. A saída parece inevitável. O que não quer dizer que os leões não possam jogar as suas armas e tentar subir a fasquia.

O Arsenal, sabe a A BOLA, depois de uma abordagem inicial que colocaria uma transferência em 65 milhões de euros (55 mais 10 de bónus), voltará à carga na próxima semana, podendo chegar aos 70 — presumivelmente os tais 60+10 da polémica.

O Sporting terá posto a fasquia nos 80 milhões, mas realisticamente parte desse valor terá de estar ligado a objetivos desportivos, dos gunners e de Gyokeres.

A distância não é assim tão grande, mas Varandas, com as declarações em Leiria, colocou-se numa posição inflexível; o Arsenal tentará poupar, mas também não tem interesse em prolongar demasiado a novela. Com boa fé e melhor senso, estão condenados a entender-se.

Sugestão de vídeo: