Zlobin com titularidade à vista no jogo da Taça (Foto: IMAGO)
Zlobin com titularidade à vista no jogo da Taça (Foto: IMAGO)

Zlobin: «Estoril? Gostamos de desafios»

O guarda-redes russo do Famalicão alertou para a qualidade coletiva e individual dos canarinhos, que vão jogar em casa

Ivan Zlobin fez, esta quinta-feira, a antevisão do duelo do Famalicão frente ao Estoril, para a Taça de Portugal.

O guarda-redes de 28 anos - que, no sábado, deverá reassumir a baliza dos minhotos - disse esperar um jogo difícil, deixando elogios ao adversário: «O Estoril é um equipa muito boa, muito ofensiva, e com muita qualidade coletiva e individual.» De seguida, deixou, contudo, uma garantia: «Estamos prontos.»

O ex-Benfica lembrou que não é novidade para o Famalicão encontrar uma equipa da Liga nesta fase tão precoce da competição. Aliás, Zlobin terá ainda bem presentes as eliminações do ano passado (diante o Santa Clara) e de há dois anos (contra o Benfica), precisamente na 4.ª eliminatória, frente a equipas do primeiro escalão do futebol português.

Este ano, o plantel confia que as coisas podem ser diferentes, até porque, segundo Zlobin, «esta equipa gosta de desafios».

Sobre as ambições dos famalicenses na presente edição da Taça de Portugal, o guardião russo demonstrou-se ambicioso: «O plantel quer chegar o mais longe possível, mas também o clube e a cidade. Todos querem ver o Famalicão no Jamor. Ainda assim, gostava de passar a ideia de que temos de viver jogo a jogo; e eu quero que a equipa viva um jogo de cada vez.»

«Sabemos que, nestes jogos, não há favoritos absoltos, como vimos na eliminatória anterior, em que caíram algumas equipas da I Liga. Como sempre, temos de levar estes jogos muito a sério, com o maior nível de disciplina e rigor», alertou um dos cinco capitães da equipa.

Em igualdade com o Gil Vicente, o Famalicão tem a segunda defesa menos batida do campeonato (5 golos sofridos). Os minhotos só ficam atrás do líder, FC Porto, que viu a sua baliza ser ferida apenas em três ocasiões. Nesta antevisão, o guarda-redes elogiou precisamente a solidariedade defensiva de toda a equipa, a começar no ataque: «A nossa linha defensiva começa nos avançados, que fazem um trabalho fantástico. Todos dão o máximo pela equipa, avançados, extremos, médios… Só podemos defender bem se trabalharmos em conjunto.»

Famalicenses entram em campo às 18h de sábado, no Estádio António Coimbra da Mota, em Cascais. Zlobin, que vai na sua sexta época com o emblema famalicense ao peito, deverá ser chamado a jogo pela segunda vez, nesta temporada; depois de ter somado os 90 minutos, na eliminatória anterior, frente ao São João de Ver.