Dragão insaciável não foi à boleia de serviços mínimos
Com o apuramento no bolso fruto da goleada na primeira mão (4-0), o FC Porto até poderia dar-se ao luxo de tirar o pé no derradeiro encontro da 2.ª eliminatória do caminho dos campeões da UEFA Youth League, mas não era dia para poupar nos golos no reino do dragão: venceu o Bravo por 4-1 — 8-1 no agregado — e está na 3.ª eliminatória da competição.
Apesar da vantagem confortável trazida da Eslovénia, os azuis e brancos cedo se colocaram a ganhar no Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Gaia. Depois de uma oportunidade de ouro desperdiçada por João Teixeira (3’), Tiago Silva abriu o ativo de penálti aos 5 minutos.
Os visitantes responderam por Kopatin. Primeiro um aviso do capitão da formação forasteira (10’), depois o golo do empate (13’) — a bola foi ao poste e, na recarga, de cabeça, a igualdade foi devolvida ao marcador. Não beliscou as aspirações dos azuis e brancos na eliminatória, mas sempre animou um jogo que volta e meia foi massacrado pela chuva intensa.
No entanto, foram sempre os dragões os mais perigosos. Tiago Silva rondou o bis em duas ocasiões — atirou por cima aos 29’ e foi travado pelo guarda-redes aos 38’ —, Gonçalo Sousa também ameaçou num par de vezes (numa delas atirou ao poste, 41’), até que Eduardo Ferreira (45+1’) colocou de novo o conjunto nortenho na frente.
A segunda parte começou um pouco como terminou a primeira, mas com mais brilho, graças a um belo remate saído dos pés de André Miranda, que assinou golaço de fora da área aos 51’. A fome dos dragões parecia insaciável e, com a defesa eslovena a facilitar (perda de bola em zona proibida), o dragão não disse não a encher a barriga de golos: Tiago Silva recuperou o esférico e José Domingues assistiu para o bis de Eduardo Ferreira (66’).
Drobez, aos 81', ainda ameaçou reduzir mas não conseguiu ultrapassar Gonçalo Teixeira, que também se mostrou instransponível quando Stojanoski tentou a sua sorte (90+2') no meio de um pesado resultado, que só não foi maior porque José Domingues falhou o alvo ao cair do pano.
O FC Porto segue assim para a 3.ª eliminatória, onde medirá forças com o Betis.