Wiliete aposta agora no basquetebol feminino
O Wiliete Sport Clube deu um passo histórico na trajetória desportiva com o arranque oficial dos trabalhos de campo da recém-formada equipa de basquetebol feminino. O projeto nasce com a ambição clara de não apenas competir, mas de se tornar uma referência e impulsionar o crescimento do basquetebol feminino em Angola.
Em declarações a A BOLA após o primeiro treino, o treinador principal, Hilário Bernardo, destacou o entusiasmo do grupo, composto em grande parte por atletas que estiveram afastadas das quadras nas últimas épocas. «É uma motivação enorme por parte das meninas. Temos atletas que estiveram paradas duas a três épocas, por isso este início focou-se na qualidade técnica: o drible, o passe e, fundamentalmente, o lançamento», explicou o técnico.
Bernardo reconheceu o desgaste físico natural deste primeiro contacto, mas sublinhou que a evolução será progressiva: «De treino em treino, temos a certeza absoluta que elas vão melhorar.».
A equipa está em plena fase de estruturação, mas o calendário já aperta. O grande objetivo a curto prazo é o Campeonato Provincial, com início previsto para a primeira semana de Março. Até lá, o foco estará em três pilares essenciais, refinar os movimentos individuais e a coesão do grupo, recuperar o ritmo competitivo das atletas, fomentar o «espírito de missão», priorizando a execução correta das estratégias em campo, independentemente dos resultados imediatos.
«Queremos atletas que executem bem, que defendam bem e que driblem bem. Os resultados aparecem depois. Mesmo em resultados negativos, ficamos satisfeitos se o empenho e a execução técnica estiverem lá» concluiu Hilário Bernardo.