West Ham segue para os oitavos da Taça de Inglaterra - Foto: IMAGO

West Ham de NES sofre (e muito) mas avança na Taça

Vitória por 1-0 sobre o Burton, da terceira divisão. Summerville marcou o tento solitário da partida no prolongamento

Foi preciso muito sofrimento, mas o West Ham conseguiu o mais importante e garantiu um lugar nos oitavos da Taça de Inglaterra, depois de derrotar o Burton por 1-0, numa partida que só ficou resolvida no tempo extra.

Como seria de esperar, o treinador português apresentou um onze inicial alternativo, sem vários dos titulares - Mateus Fernandes e o capitão Jarrod Bowen nem foram convocados, enquanto Disadi, Castellanos, Summerville e Wan-Bissaka começaram no banco. O que poucos antecipavam eram as dificuldades sentidas pelo West Ham ao longo do encontro…

Verdade seja dita, a turma londrina foi superior contra o 21.º classificado da terceira divisão - especialmente, na segunda parte. Mas, se nas bancadas - e nos céus, com um avião à mistura - os adeptos dos hammers protestavam e pediam a saída dos donos do clube, em campo, os jogadores faziam um boicote (involuntário)... aos golos. A ineficácia, de parte a parte, foi tanta que os 90 minutos passaram e o marcador não mudou uma única vez.

No prolongamento, contudo, a história mudou. NES lançou alguns dos habituais titulares e, já com Castellanos e Summerville em campo, foi precisamente uma iniciativa individual do extremo a desbloquear o encontro e a fazer a diferença. Aos 95', o neerlandês arrancou pela esquerda, foi deixando os adversários para trás e rematou com força para o 1-0.

Por fim, o West Ham sorria... mas a felicidade não durou muito. Com 101 minutos de jogo, Freddie Potts viu o cartão vermelho direto, por uma entrada duríssima sobre Julian Larsson, e deixou os londrinos reduzidos a 10. O Burton acreditou, pressionou até ao final, teve momentos de perigo, mas a resistência do West Ham não desabou. Custou, mas o objetivo foi cumprido. Venham os oitavos.