Volta ao Algarve: Belga Gerben Thijssen vence 1.ª etapa (assista ao vídeo da chegada)
Gerben Thijssen, corredor da equipa da Intermarché-Wanty, venceu a primeira etapa da Volta ao Algarve, entre Portimão e Lagos, na extensão de 200,8, a mais longa da 50.ª edição da corrida portuguesa.
O belga, de 25 anos, impôs-se, em sprint num pelotão fracionado, à frente do neerlandês Marijn van den Berg, da EF Education-EasyPost, segundo classificado, e do compatriota Jordi Meeus, da BORA-hansgrohe, que completou o pódio da etapa, todos com o mesmo tempo do vencedor, excluindo bonificações.
🏅🇧🇪Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty) gana la Etapa 1 de la 🇵🇹Volta ao Algarve 2024 🇵🇹 #VAlgarve2024 #VAlgarve24 #Noticiclismo #Ciclismo pic.twitter.com/TtLWWSeXX1
— NotiCiclismo 🇵🇹 #VAlgarve2024 (@Noticiclismo1) February 14, 2024
Rui Oliveira, da UAE Emirates, foi o corredor português melhor classificado na etapa, na 6.ª posição, seguindo de Luís Mendonça (Sabgal-Anicolor), no 9.º lugar, ambos a 1 segundo do vencedor.
One for the “Teammates celebrating teammates before they’ve even won.” category. #valgarve24 pic.twitter.com/FzemRMTB3V
— Anna Mac 👑🪱 🌈🖤 (@AnnamacB) February 14, 2024
Após a contabilização destes bónus de tempo, Gerben Thijssen é o primeiro líder da Volta ao Algarve 2024, com quatro segundos de vantagem sobre Marijn van der Berg e seis em relação a Jordi Meeus.
Thijssen vence pela segunda vez esta temporada, após a conquista do Troféu de Palma, corrida integrada no Challenge de Maiorca, nesta ilha espanhola, no dia 28 de janeiro. O corredor, que está a iniciar a quarta época na formação belga Intermarché-Wanty, em que alinhou Rui Costa em 2023, foi ainda 5.º classificado na Clássica de Almeria, no último domingo.
Na quinta-feira, realiza-se a segunda etapa, que tem a distância de 171,9 quilómetros, ligando Lagoa e o Alto da Foia, na Serra de Monchique, em que meta coincide com uma contagem de montanha de 1.ª categoria, o ponto a maior altitude do Algarve.